Galeria São Roque Too recebe exposição de Lourdes Castro

lourdes_castroA Galeria São Roque Too inaugura a 12 de setembro A Exaltação da Sombra, uma mostra de 22 obras de  provenientes da coleção de Maria Helena e Mário Roque. À espera dos visitantes no recém-inaugurado espaço da Rua de São Bento, em Lisboa, estão sobretudo peças datas da década de 1960, as sombras projetadas em que a artista joga com a representação de amigos através de silhuetas.

Nascida no Funchal em 1930, Lourdes Castro formou-se em Belas Artes 26 anos depois. Em 1958, instala-se em Paris, onde trabalha com nomes como Christo, Jan Voss e René Bertholo. As sombras descobre-as em 1962, imprimindo-as primeiro em serigrafia, pintando-as depois em tela, recortadas em plexiglas e bordadas em lençóis. A partir de 1973, projeta essas mesmas sombras num ecrã, criando um teatro onde se movimentam e no qual o seu próprio corpo tem papel interveniente. Figura incontornável da arte portuguesa do século XX, Lourdes Castro expôs um pouco por todo o mundo, tendo-se retirado da vida artística e regressado à Madeira em 1983. 

A Exaltação da Sombra pode ser visitada entre 12 de setembro e 31 de dezembro na Galeria São Roque Too, de segunda a sábado, das 10h30 às 19h30.

Texto de Alexandra Gil

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.