Futorologia Ou Realidade? Exposição Futuros De Lisboa Lança Novos Olhares Sobre A Cidade

Reportagem de Sónia Ramalho (Texto e Fotos)

Já inaugurou em Lisboa a exposição que tem dado que falar, especialmente pela maquete onde podemos ver o Terreiro do Paço com um grande lago no centro. Futuros de Lisboa é a mostra que está patente no Torreão Poente até ao próximo dia 18 de novembro,  precisamente no Terreiro do Paço.

Num tempo de profundas alterações como o que vivemos, o Museu de Lisboa promove uma exposição que levanta questões e propõe possibilidades na conjugação de três elementos: Lisboa, Cidade e Futuro.

Distribuída por dois pisos, os visitantes são convidados a descobrir as perspetivas dos comissários João Seixas, Manuel Graça Dias e Sofia Vaz Guedes, a que se juntam reflexões de diversos ensaístas convidados, bem como de todos os cidadãos que contribuíram com ideias.

Nas 10 salas de exposição não se propõem cenários concretos de futuro, abrindo antes uma base de interpelação e interrogação a cada visitante, em várias dimensões: “Como se pensa e como se tem pensado o Futuro?”, “Como se pensa e se tem pensado a Cidade?”, “O que se poderá afigurar como mais fundamental na construção de futuros para a cidade de Lisboa?”, através de abordagens multidisciplinares, ora otimistas ora pessimistas, e das temáticas da ecologia e da sustentabilidade, da inovação e da criatividade, da coesão e da justiça.

Através de imagens, vídeos, fotografias, documentos, objetos tecnológicos e obras de arte, das coleções do Museu de Lisboa, mas também de coleções privadas, objetos do quotidiano da vida urbana em Lisboa e materiais relativos a importantes experiências científicas levadas a cabo por universidades de Lisboa, em áreas tão diversas como os sistemas de informação, robótica, energia, ecologia, comunidade e cidadania, a exposição leva-nos numa viagem desde o Futuro ao Longo do Tempo, passando pelo Futuro do Passado, pelas Dificuldades em Prever o Futuro, ao Futuro que Já Cá Está, e até ao Futuro Inevitável, terminando na sala dos Pilares de Lisboa.

Futuros de Lisboa ocupa de 13 de julho a 18 de novembro de 2018 os dois pisos do Torreão Poente da Praça do Comércio, um dos núcleos do Museu de Lisboa. E pode ser visitada de terça a domingo, das 10h00 às 18h00 (com a última entrada às 17h30).

Os bilhetes podem ser adquiridos no local e custam 3 euros.

Deixar uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.