Fundação Saramago relembra a atribuição do Nobel a Saramago com inúmeras atividades

imagem_15 anos_nobel_1000_pxA Fundação José Saramago celebrou os 15 anos sobre o anúncio da atribuição do Prémio Nobel da Literatura a José Saramago – a 8 de outubro de 1998 – e apresentou a programação das atividades até ao final deste ano, das quais se destaca, já na próxima sexta-feira, dia 11 de outubro às 21h00, a estreia da peça Jangada de Pedra pelo grupo de teatro O Bando, no Teatro São Luiz.

No dia 19, às 17h30, promove-se um debate sobre a Europa, a propósito da Jangada de Pedra, com Eduardo Lourenço e Rui Tavares, também no Teatro de S.Luiz.

A Feira do Livro de Belgrado dedica este ano uma semana ao escritor, de 22 a 25 de outubro, com a edição a “Semana Saramago” e o lançamento de edição sérvia de Da Estátua à Pedra. Saramago eestrá também em destaque de 14 a 17 na Fliporto – Festa Literária Internacional de Pernambuco, Brasil

No dia 30, na Casa dos Bicos, tem lugar um debate sobre as Malvinas e Gibraltar, com os embaixadores Rafael Estrella e Jorge Arguell e moderação de António Sampaio da Nóvoa.

Em novembro, de destacar no dia 5 o anúncio e entrega do 8º. Prémio Saramago 2013, com o Círculo de Leitores, bem como a estreia no dia 7 da peça A Noite de José Saramago, com encenação de José Carlos Garcia no Teatro da Trindade.

No dia 7, decorre a sessão de encerramento do encontro internacional sobre Tráfico de mulheres, promovido pelo Movimento Democrático de Mulheres.

No dia 16 de novembro, a Fundação José Saramago promove o Dia do Desassossego, com um programa que promove a leitura do espaço público, trazendo os livros para as ruas e praças da cidade com uma sessão de contos na Casa dos Bicos dinamizada por Rodolfo Castro, leituras de Fernando Pessoa na rua por Atores do Grupo Éter e o lançamento da edição fac simile de Claraboia e da nova edição de A Maior Flor do Mundo com ilustrações de André Letria – Editorial Caminho.

O Dia do Desassossego é uma ocasião para sair à rua com um livro na mão e ler em lugares públicos, de tal forma que o desassossego das ideias penetre a vida social ao mesmo tempo que fortalecemos o pensamento para combater o desânimo e a depauperação a que nos submetem. Ler para contemplar o espetáculo do mundo de outra perspetiva, para intervir e reforçar os argumentos de bem comum próprios de seres humanos que se respeitam e honram a sua condição de cidadãos. O Dia do Desassossego é um dia de militância ativa, cada pessoa com um livro, muitos com muitos livros.

A edição de um livro sobre o erotismo na obra de José Saramago, uma exposição das ilustrações de Rogério Ribeiro para O Ano de 1993 – na Casa dos Bicos e no Brasil, edição de jarra da Vista Alegre “A Viagem do Elefante”, criada por David de Almeida, divulgação dos livros editados no Brasil pela Editora da Universidade Federal do Pará: Da Estátua à Pedra e Democracia e Universidade e a estreia de Enemy, filme de Denis Villeneuve baseado em O Homem Duplicado de José Saramago, são outras atividades que decorrem em paralelo com as atividades regulares da Fundação José Saramago.

Texto de Susana Sena Lopes
Artigo anteriorTabu e Florbela brilharam nos Prémios Sophia
Próximo artigoCasa da Música recebe XX Porto de Encontro

Leave a Reply