Fundação José Saramago divulga agenda de Setembro

casa_bicosO 40º aniversário da morte de Salvador Allende marca o arranque da programação de setembro da Fundação José Saramago, no dia 11. Em colaboração com a Embaixada do Chile em Portugal será realizada, às 18h30, uma sessão sobre o político e projetado, ao longo de todo o dia, o filme Salvador Allende do realizador chileno Patricio Guzmán. Mais películas sobre Allende serão apresentadas a 12, 13, 16 e 17.

Já para dia 18 está prevista a conferência Memória de José Saramago, a cargo de Mioara Caragea, tradutora do escritor. No mesmo dia, o Instituto Cultural Romeno inaugura a exposição de capas de livros de Saramago, da responsabilidade da editora romena Polirom.

Pelas 18h30 de dia 20 chega a vez de Cristina Taquelim, Ana Sofia Paiva e Cláudia Fonseca apresentarem a sessão de contos Histórias de Saias – Três mulheres de saias, três mulheres narradoras, três com os seus contos e os seus cantes. A entrada custa 3 euros.

Os 40 anos sobre a morte de Pablo Neruda são assinalados a 23. Os visitantes receberão poemas do autor e poderão escutar, durante todo o dia o CD 20 poemas y una castaña en el suelo (una antologia caprichosa) com voz de Pedro Sánchez. Um filme sobre Neruda será exibido às 16h00, seguindo-se às 18h30 uma sessão de leitura de poemas em espanhol e português.

Para além da programação prevista para a Casa dos Bicos, a Fundação Saramago apresenta a exposição Estudos Sobre a Cegueira, de Laurentiu Midvichi. A mostra inaugura a 6 de setembro na Galeria da Fundação Millennium BCP e resulta da parceria com o Instituto Cultural Romeno.

Texto de Alexandra Gil

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.