Fundação Calouste Gulbenkian Dedica O Dia 26 De Outubro Ao Fascínio Das Histórias

Ao longo do dia 26 de outubro, entre as 12h00 e as 24h00, a Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, enche-se de histórias – histórias do cinema, da física, da filosofia e dos livros, de História e ficção, verdade e mentira, videoclips e videojogos.

A iniciativa intitula-se O Fascínio das Histórias, e é comissariada por Nuno Artur Silva.
Vários espaços da Fundação Gulbenkian vão ser palco de debates, conversas, leituras e cinema, transformando-se em Salas das Ideias, da Literatura, dos Filmes, dos Lugares Imaginários e das Viagens do Tempo, das Biografias, do Jornalismo e da História, das séries, dos novos media e das narrativas futuras, com entrada gratuita, para sublinhar a importância das histórias ao longo da vida.

A partir do meio-dia, escritores, realizadores, médicos, jornalistas e ensaístas vão passar por vários espaços da Fundação para participar em debates e contar histórias do cinema, da física, da filosofia e dos livros, de acordo com a programação.

Conta com convidados como o pediatra Mário Cordeiro, que falará sobre as histórias que se contam na infância, para adormecer, ou o escritor argentino Alberto Manguel, que abordará “a biblioteca contemporânea, e se os livros e a literatura conseguirão sobreviver num mundo hipertecnológico”.

O grande auditório da Fundação Gulbenkian irá ser transformado numa sala de cinema onde pela tarde e noite dentro serão exibidos, entre outros, o último episódio da Guerra dos Tronos, a série mais premiada de sempre, ou o primeiro episódio da série Years and Years, da HBO.

Serão também exibidos Fahrenheit 451, de François Truffaut (1966), Blade Runner, de Ridley Scott (1982), Blade Runner 2049, de Denis Villeneuve (2017) e o documentário O Fascínio das Histórias, de Nuno Artur Silva, realizado este ano por António Botelho, coproduzido pela RTP e a Fundação Calouste Gulbenkian.

Veja aqui toda a programação.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.