Fundação Arpad Szenes – Vieira da Silva Apresenta Mostra Sombras E Outras Cores De Manuel Baptista

O Museu Vieira da Silva, em Lisboa, inaugura amanhã, dia 31 de outubro, a exposição Sombras e Outras Cores, de Manuel Baptista, com a apresentação de um conjunto de obras em pinturas e volumes pintados pelo artista, entre 1963 e 2002.

A exposição, com curadoria de João Pinharanda, organizada em parceria com a Fundação Carmona e Costa, vai encerrar o ciclo expositivo de 2019 do Museu Arpad-Szénes Vieira da Silva, ficando patente até ao dia 26 de janeiro de 2020.

Esta exposição não se define nem como uma retrospetiva, nem como antologia. “É uma escolha de momentos-chave da obra de Manuel Baptista através da qual percorremos quatro décadas de trabalho intenso, mas ´joyeux´, experimental, mas rigoroso, diversificado, mas coerente”, de acordo com um texto do museu.

Manuel Baptista nasceu em Faro, em 1936, formou-se na Escola de Belas-Artes de Lisboa, onde foi brevemente professor, viveu algum tempo em Paris, e também na Alemanha. Em 2011 apresentou a exposição “Fora de Escala. Desenho e escultura 1960-70”, na Central Tejo, Fundação EDP, onde revelou projetos, até então nunca construídos, de objetos e esculturas dos anos de 1960 e 1970.

O seu trabalho “apresenta uma constante tensão entre construção e acaso, regra e indisciplina, e parte do entendimento unificado que tem do par constituído pela vocação geométrica das formas e volumes e pela expressão livre da natureza”.
Matéria, forma e volume, cor, luz e sombra, são elementos essenciais da sua investigação e aproximação quer à abstração, quer à expressão do mundo exterior.

O público pode assistir às visitas guiadas, com a presença do artista e do curador, nos dias 16 de novembro, pelas 16h00 e no dia 7 de janeiro de 2020, pelas 18h00.

A exposição pode ser vista de terça-feira a domingo, entre as 10h00 e as 18h00. O preço do bilhete tem um custo de 5 euros (com descontos).

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.