Funchal anima-se com mais uma Festa da Flor

festa_flor2013 (116)É já entre 1 e 7 de maio que decorre uma das festas principais do cartaz turístico e cultural da Madeira: a Festa da Flor.

Durante uma semana muitas são as atividades que prometem animar a capital da ilha, entre as quais o desfile alegórico que, graças à coincidência com o Dia da Mãe, terá como tema “Mãe – Um mundo de flores para ti”. Marcado para as 16h00 do dia 4, este integra mais de mil figurantes divididos em nove grupos que desfilarão ao som de música animada, entre a Avenida Sá Carneiro e a Praça da Autonomia.

Da programação faz ainda parte o Mercado e Exposição da Flor, iniciativa que desde 2007 tem dado a conhecer as inúmeras espécies florais e decorativas da ilha, permitindo a sua aquisição num ambiente tradicional, onde as floristas se apresentam com os trajes regionais. Bem no centro do Funchal, no Largo da Restauração, estarão expostos vários tipos de flores, que serão avaliadas por categorias e distinguidas por um júri especializado.

Quem passar pela Avenida Arriaga vai deparar-se com os belos tapetes florais que ocuparão as placas pedonais. Esta tradição religiosa, que tem o seu pico durante as procissões religiosas, é ainda cultivada um pouco por toda a ilha, tendo de há uns anos a esta parte passado a integrar a Festa da Flor.

Texto de Alexandra Gil
Foto de Francisco Padrão Mota

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.