Frente.Verso.Inverso – Arte Contemporânea Dos Países De Língua Portuguesa Nas Coleções Em Portugal Para Ver Na UCCLA

A Galeria de Exposições da UCCLA tem patente ao público a partir de hoje a mostra Frente.Verso.Inverso – Arte Contemporânea dos Países de Língua Portuguesa nas Colecções em Portugal, com curadoria de Adelaide Ginga.

A exposição reúne 14 colecções presentes, com obras de 54 artistas plásticos contemporâneos dos países e língua portuguesa (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor) em colecções existentes em Portugal.

…Quando pensamos no universo da lusofonia somos remetidos para uma comunidade internacional de pessoas que partilham a língua portuguesa e que comungam aspetos culturais semelhantes.
….
O conceito desdobrado “Frente, Verso, Inverso” que denomina esta mostra pretende dar uma visão alargada da arte desenvolvida por artistas de várias gerações do século XX que, em momentos e contextos díspares, com recurso a múltiplas linguagens da criação artística, da pintura ao desenho, da escultura ao vídeo e à instalação, nos trazem abordagens distintas sobre o mundo lusófono.
Nesses diferentes olhares, encontramos aquilo que podemos designar como: Frente, o rosto de algo, a expressão mais direta que permite traçar o perfil de aparência, seja num registo cru ou poético; Verso, a face posterior que tende a ser ocultada, o outro lado que passa despercebido e que importa revelar; Inverso, que alude para o contrário, mas como todos sabemos o inverso nem sempre é verdadeiro, muito menos literal. Diferentes formas de interpretação do real que atentam para a arte como dimensão de expressão, revelação ou crítica do mundo, tendo por denominador comum o facto de serem obras escolhidas para fazer parte de coleções institucionais e privadas….

Adelaide Ginga

A exposição pode ser visitada de segunda a sexta feira, das 10h00 às 18h00, até dia 13 de novembro.

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.