Fotografias Originais de Frida Kahlo em Exposição em Cascais e no Algarve

Frida Kahlo 1_a

O CascaiShopping foi o local escolhido para receber a Exposição de Fotografias Originais Fashion Icon Frida Kahlo, que vai estar patente ao público de 15 de maio a 12 de julho.

Frida Kahlo nasceu em 6 de julho de 1907, em Coyocoán, Cidade do México, México e é considerada uma das maiores artistas femininas do Século XX, esta mostra reúne 44 fotografias originais que são testemunho de eventos que marcaram quer a pintura como a vida artística da artista e que ilustram o seu estilo único, que ainda hoje influencia a Moda.

As fotografias são da autoria de Lola Alvarez Bravo, Manuel Alvarez Bravo, Florence Arquin, Lucienne Bloch, Imogen Cunningham, Guillermo Dávila, Gisèle Freund, Héctor García, Juan Guzman, Fritz Henle, Guillermo Kahlo, Leo Matiz, Nickolas Muray, Victor Reyes, Bernard Silberstein, Carl Van Vechten e Edward Weston, e fazem parte de uma coleção privada que já esteve na posse dos familiares de Frida e dos autores das mesmas.

Através destas fotografias é nos dado a conhecer um pouco mais da vida íntima da artista e “apresenta Frida Kahlo em momentos privados e públicos: o amor, a dor, a política, a criatividade e a procura da sua própria paz interior, revelam a personalidade de uma artista mas, ainda mais, de uma mulher que se tornou o símbolo da força e independência do universo feminino. São fotografias que retratam a sua infância, a sua adolescência, a fase adulta, os momentos passados com o seu marido, Diego, encontros em família e momentos de convívio com os seus amigos”, explica a organização em comunicado.

[satellite auto=on caption=off thumbs=on]Salientando ainda que “Trata-se de um conjunto de fotografias originais que passaram pelas mãos dos seus protagonistas e que habitaram as suas vidas e casas. São testemunhos de eventos que afetaram não apenas a pintura de Frida Kahlo mas, também, a sua maneira de ser”,

A iniciativa inclui também filmagens de modelos contemporâneos, “em super slow-motion, que incorporam o estilo contemporâneo de Frida, que é a grande tendência nas coleções de primavera/verão de 2015, e que remetem para o universo da mulher e artista que foi Kahlo”; e ainda uma exposição de Moda, inspirada no estilo da artista.

A mostra apresenta um total de 71 fotografias, 44 em exposição no CascaiShopping, entre 15 de maio e 12 de julho, e 27 em exposição no AlgarveShopping, entre 19 de junho e 10 de julho, com entrada gratuita.

Fotógrafos na Exposição Fashion Icon Frida Kahlo no CascaiShopping: Lola Alvarez Bravo, Manuel Alvarez Bravo, Florence Arquin, Lucienne Bloch, Imogen Cunningham, Guillermo Dávila, Gisèle Freund, Héctor García, Juan Guzman, Fritz Henle, Guillermo Kahlo, Leo Matiz, Nickolas Muray, Victor Reyes, Bernard Silberstein, Carl Van Vechten e Edward Weston.

Fotógrafos na Exposição Fashion Icon Frida Kahlo no AlgarveShopping: Otto Bettmann, Lucienne Bloch, Mario Guzman, Emmy Lou Packard, Leo Matiz e Sylvia Salmi.

Texto de Elsa Furtado

 

 

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.