Folio Dá Vida Às Letras Em Óbidos

Por Elsa Furtado (Texto e Fotos)

A Vila de Óbidos celebra as letras, os livros e os seus autores até dia 2 de outubro, no Festival FOLIO – Festival Literário Internacional de Óbidos.

Este ano, na sua 2ª edição, o festival é dedicado às Utopias e apresenta uma programação muito vasta e rica, com 250 eventos, que vão desde conferências, lançamentos e 18 propostas literárias, 15 concertos, 17 exposições, 16 apresentações, 11 sessões de cinema, debates, 12 aulas, 8 leituras encenadas, 8 performances, e Gastronomia, divididas por Autores, Folia, Educa. Ilustra e Mais; e ainda uma Feira de Livros novos e uma Feira de Livro Antigo.

Por Óbidos vão passar 43 escritores, nomeadamente como Salmon Rushdie, V.S. Naipaul, Camané, Miguel Sousa Tavares, Jon Kalman Stefansson, Djaimilia Pereira de Almeida, Ruy Belo, entre muitos outros autores nacionais e internacionais e ainda 24 ilustradores.

Na secção de Jornalismo, utopia e … vai se falar de Política, Economia, Sociedade, Desporto, Cultura e a Rádio, e por aqui vão passar Henrique Monteiro, António José Teixeira, Catarina Carvalho, Rui Hortelão, Nicolau Santos, André Macedo, Paulo Baldaia, João Paulo Baltazar, José Carlos Vasconcelos, Ana Daniela Soares, Francisco José Viegas, Luís Freitas Lobo e Gabriel Alves.

A Gastronomia vai estar em destaque com o “The Cooked Book” – com a parceria do restaurante do Vila Jóia, em que cada prato vai ser tratado como uma história, cada Chefe é um escritor, cada livro cozinhado é uma peça de cultura cr-EAT-ive. Esta é uma iniciativa para honrar todos os Chefes do mundo, que diariamente escrevem com comestíveis palavras a história da Gastronomia.

Para além das várias iniciativas estão também programadas um Mercado Ilustrado, Performance e Oficinas de Ilustração e um Concurso Internacional de Ilustração e Edição.

Ao FOLIO associa-se também a CP, que durante todo o festival vai ter a funcionar um comboio para o festival, que vai ter duas frequências diárias, à partida da Estação do Rossio em Lisboa para a estação de Óbidos (uma de manhã às 10h25 e às 17h55) e duas de Óbidos para Lisboa (uma pelas 15h17 e outra à 00h35), havendo shuttle de e para a estação de Óbidos para a entrada da vila.

Os bilhetes custam 9,5 euros ida e volta ou 5 euros para uma só viagem e dão direito a 50 por cento de desconto na compra de bilhetes para o FOLIO, à venda online e no posto de Turismo de Óbidos.

O programa completo pode ser consultado aqui.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.