FOLIO Está De Regresso A Óbidos De 27 De Setembro A 7 De Outubro

Quatro anos depois da primeira edição, o Festival Internacional de Literatura de Óbidos (FOLIO) é já uma referência na área da Literatura. De 27 de setembro a 7 de outubro, Óbidos vive dias intensos de uma programação diversificada e dividida em várias linhas: Folio Autores, Folio Educa, Folia e Folio Ilustra.

De entre as várias iniciativas, destaque para as exposições, concertos, masterclasses, lançamentos de livros, cursos de literatura, conferências, seminários, performances, tertúlias e mesas de autores, ciclos de cinema, entre muitas outras atividades.

Sob o mote “Ócio, Negócio e a Invenção do Futuro”, a cerimónia de abertura do festival está prevista para o dia 27 de setembro, pelas 16h00. Seguem-se as inaugurações às várias exposições patentes durante o evento, desde a exposição Hilda Hust, passando pela exposição do Museu da Língua Portuguesa e ainda a exposição de fotografia Alfredo Cunha – Retratos de Escritores.

Nota, no primeiro dia do festival, para Conversas Sobre Saramago – 20 anos depois da atribuição do Nobel; o documentário Labirinto da Saudade, seguido de homenagem a Eduardo Lourenço, pelas 21h30 e o concerto de fado de Ricardo Ribeiro, pelas 22h00.

Por esses dias a Livraria da Adega, a Casa Saramago e o Espaço Ó, entre diversos outros espaços acolhem conversas, apresentações de livros, lançamentos de obras e tertúlias.
No dia 28 de setembro, destaque para o Curso Breve “Escrita e Imaginação”, de Gonçalo M. Tavares; a gravação do programa Governo Sombra, pelas 19h00 e o Concerto da fadista Fábia Rebordão, às 22h00.

Nos dias 29 e 30 de setembro decorrem o 4ª Seminário Internacional Folio Educa e o 4ª Laboratório de Formação, com conferências, oficinas e seminários, entre outras atividades e ainda o 3º Colóquio Matemática e Literatura.

No dia 29 de setembro, o FOLIO celebra o Dia Europeu das Línguas 2018, com um programa diversificado, de entrada gratuita e inaugura a PIM! Mostra Internacional de Ilustração. O dia termina com o concerto de Mafalda Veiga e da sua convidada especial Ana Bacalhau, pelas 22h00 e ainda um Serão de Contos.

No dia 1 de novembro decorre o 4º Laboratório de Formação Folio Educa, com masterclasses, oficinas e tertúlias.

As mesas do FOLIO Autores são uma constante durante todos os dias do evento, com nomes consagrados da literatura nacional e internacional. Antônio Torres, do Brasil, Pepetela, de Angola são alguns dos nomes consagrados da lusofonia que participarão em conversas e seminários.

Nota para o Momento 130 anos de Pessoa, no dia 4 de outubro, pelas 14h30 e para a Feira do Livro Raro e Antigo, a partir do dia 5 de outubro.

A vertente mais festiva do FOLIO, Folia, apresenta uma série de atividades, entre performances, teatro e espetáculos de rua.

A estrear nesta edição o FOLIO Boémia, com as atividades que começam às 00h05, dedicadas a quem pernoita em Óbidos.

Durante onze intensos dias, o FOLIO tem mais de 185 atividades, um total de 11 exposições e 25 concertos. Participam diretamente mais de 550 convidados, entre 26 mesas e outras iniciativas, para mais de 830 horas de literatura.

Os bilhetes vão estar à venda no local e online.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.