FOLIO Arranca Hoje Sob A Égide De O Tempo E O Medo

O Fólio – Festival Literário Internacional de Óbidos arranca hoje e decorre até 20 de outubro, subordinado ao tema “O Tempo e o Medo”, com mais de 210 iniciativas, numa intensa programação que envolve mais de meio milhar de intervenientes.

No Folio Mais, dedicado às editoras, nota para a presença do Presidente da República de Cabo Verde, o também poeta e escritor, Jorge Carlos Fonseca; lançamentos e apresentações de livros, entre os quais o pré-lançamento do novo livro de José Rodrigues dos Santos; mesas redondas, com as participações de, entre outros, Valter Hugo Mãe, António Iturbe, Bárbara Paz, Afonso Cruz, Humberto Werneck e Cristina Carvalho.

“Para esta edição estão agendadas conversas com premiados de prémios literários internacionais vindos do Brasil (Sesc e Oceanos); e com representantes de outros festivais literários internacionais vindos de Cabo Verde, do Brasil e dos Estados Unidos que trazem escritores, músicos e outros autores. Destaca-se ainda a realização de duas feiras do livro – a Feira do Livro Antigo de Consulta e Instrução e o Mercado de Fanzines – e a continuação do colóquio Matemática e Literatura, em associação com os Centros de Física e Matemática das Universidades de Coimbra, do Porto e de Lisboa, com o apoio da FCT” divulgou José Pinho, curador do FOLIO Mais.

O Folio Autores, com programação em torno do tema desta edição, conta com conversas e debates de autores, moderados por jornalistas ou críticos literários, num total de 16 mesas.
“Queremos refletir sobre os medos atávicos – da morte, da escuridão, do desconhecido, da violência que pontua o nosso dia-a-dia –, sobre os medos que nascem do racismo e da xenofobia, passando pelo medo das agressões no interior da família, das consequências das alterações climáticas, e por todos os medos que nos mobilizam e nos levam da inação à ação e à reação”, explicaram Ana Sousa Dias e Pedro Sousa, curadores FOLIO Autores

A Tenda dos Editores, uma das novidades desta edição, na Praça de Santa Maria, conta com Feira de Livro, auditório e programação permanente.

A secção Folia, organizada pela Fundação Inatel e Óbidos Criativa, na Cerca do Castelo, inclui, atuações da cantora Cristina Branco, Danças Ocultas, Recanto, Diabo na Cruz, Por Terra do Zeca e O Gajo, entre outros.

“FOLIA no palco que vibra de emoções. FOLIA na poesia que se declama no jardim. FOLIA na cena que passa no écran. FOLIA em percurso pela rua e nas paredes da Vila. E em tantos outros sítios e horas, numa boémia que embriaga de letras e notas, de saber e não saber, e nos retém no tempo, por instantes, sem medo de viver as coisas que existem”, contou Alexandre Ferreira, curador da FOLIA.

No FOLIO Ilustra, nota para a entrega do Prémio Nacional de Ilustrações e ainda conversas com ilustradores.

“Nesta 5ª Edição a mostra de ilustração PIM! inclui mais uma vez, um extenso colectivo de obras e de criadores, iniciadores de um movimento de democratização da cultura e da arte, livres para pensar e agir, para envolver e integrar, para propor e galvanizar. A premissa de sempre é estreitar o contacto entre criadores e participadores (em vez de espectadores) onde cada um, neste encontro com a arte, pode sentir, experimentar e ser o que quiser”,  revelou Mafalda Milhões, curadora do FOLIO Ilustra.

O Folio Educa, cujo primordial objetivo se centra do debate de questões da educação, leitura e literatura, conta com oficinas, tertúlias e masterclasses e ainda o 5.º seminário Internacional Folio Educa “O Tempo e o Medo. Leitura, Literatura, Educação e Bibliotecas”.

“Espantados pela leitura, vamos pensar adiante em tempos duros, por futuros mais brilhantes para todos, sobre educação, literacia, literatura, bibliotecas, museus, escolas…” adiantou Maria José Vitorino curadora do FOLIO Educa.

No extenso e intenso programa do Fólio, tempo ainda para exposições, projeções de filmes, fanzines, livrarias temporárias e muitas outras atividades e iniciativas. Veja tudo aqui.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.