FOLIO Arranca Hoje Em Óbidos

A Vila de Óbidos acolhe de 19 a 29 de outubro, um dos maiores festivais literários nacionais, com exposições, mesas redondas, concertos, apresentações de livros, encontros com escritores, projeção de filmes, seminários, mercado ilustrado, colóquios, leituras, tertúlia, performances poéticas, entre muitas outras atividades, em torno do tema Revoluções.

No Salão Nobre da Câmara Municipal de Óbidos, o Festival lança o selo da República, CTT- Óbidos Cidade Literária da Unesco, no primeiro dia de festival, pelas 17h30.

A programação do Folio desenvolve-se em torno de cinco grupos: Autores, Folia, Educa, Ilustra e Folio Mais.

O Folio Autores faz-se da presença de diversos convidados nacionais e internacionais, com nomes como José Eduardo Agualusa; Eduardo Lourenço; Dolores Redondo; Valério Romão; Pedro Mexia; Luís Sepúlveda; Rodrigo Guedes de Carvalho; Teolinda Gersão; João Bernardo Parreira; Rui Vieira Nery; Dulce Maria Cardoso; Patrice Lessard; Sandro William Junqueira; Isabel Lucas, Mário de Carvalho, Gregório Duvivier, Manuel Alegre, Ondjaki, José Luis Peixoto, (…). Serão mais de 25 mesas de debate, com a presença de autores de mais de 14 nacionalidades de todos os continentes.

No Folio Educa nota para o 3º Seminário Internacional sob o tema “Revolução, Revoltas, Rebeldias”, a decorrer nos dias 21 e 22 de outubro e o curso “Pedro e Inês – História e Lenda” por Maria Leonor Machado de Sousa, entre os dias 23 e 26 de outubro.

O Folio Ilustra integra a Inauguração PIM – Mostra Internacional de Ilustração (Para Imaginar o Mundo), bem como a entrega do Prémio Nacional de Ilustração 2017, no dia 21 de outubro, entre diversas outras iniciativas

O Folio Mais dedica parte das suas exposições à Comemoração dos 650 anos da morte de D. Pedro I, com exposição bibliográfica Inês Total; exposição de pintura e desenho Pedro, Inês e a Obra de Nélia Caixinha; Escultura e Medalhística Pedro, Inês na Obra de José Aurélio, entre outras. Integrado no Folio Mais está a inauguração da Exposição Ephemera, no dia 19 de outubro; o lançamento da editora Oca Editorial, no dia 21 de outubro; no mesmo dia está programada uma sessão de autógrafos com o Ricardo Araújo Pereira, com nova sessão no dia 28; a apresentação da editora Sibila, com a presença de Inês Pedrosa e Patrícia Reis, no dia 22; a festa de lançamento da Granta 10 Revoluções decorre no dia 27 e a lista de atividades continua por dez dias de Festival

O Folio Folia presta, no dia 19 de outubro, pelas 22h00, Homenagem a Zeca Afonso; no dia 21, Aldina Duarte apresenta um espetáculo especial, pelas 22h30, no qual interpreta os Fados mais marcantes de cada um dos seus discos, estreando ao vivo alguns Fados do seu mais recente trabalho e conta com um convidado especial – Carlão, num grande desafio entre a música da palavra dita e a música da palavra cantada. Aldina Duarte é acompanhada por Paulo Parreira na guitarra, Rogério Ferreira na viola e Daniel Pinto no baixo.

No dia 22, entre as 10h00 e as 18h00, tem lugar o Curso de Literatura, Artes e Cultura Contemporâneas por Gonçalo M. Tavares; também no dia 22, às 15h00, o festival presta Homenagem a Armando da Silva Carvalho com a presença do Ministro de Cultura, Luis Filipe Castro Mendes; no dia 26 sobe ao palco Vitorino com Primeira Dama e no dia seguinte Maria João atua a partir da obra do autor brasileiro Aldir Blanc; no penúltimo dia do Festival Rodrigo Leão apresenta versão inédita A Vida Secreta das Máquinas.

A programação completa do Festival pode ser consultada aqui.

Os bilhetes para os concertos custam 12 euros e estão à venda no Posto de Turismo de Óbidos online.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.