FOLIO Arranca Hoje em Óbidos

folio2015A vila de Óbidos recebe a partir de hoje, e até dia 25, o FOLIO – Festival Literário Internacional. Presentes estão mais de 450 autores criadores num programa que inclui centena e meia de sessões dedicadas à literatura, 36 espetáculos, 14 exposições e 37 conferências.

A inauguração do festival cabe à Viagem do Elefante Salomão, espetáculo inspirado na obra de José Saramago, a cargo do grupo Trigo Limpo – Teatro ACERT, que pela primeira vez será apresentado em cinco partes, ao longo do mesmo número de dias.

Estruturado em meia dezena de capítulos – FOLIA, FOLIO Autores, FOLIO Educa, FOLIO Ilustra e FOLIO Paralelo – o certame traz a Óbidos autores lusófonos, entre os quais os moçambicanos Mia Couto e Ungulani ba ka Kossa, o angolano Rafael Marques, o cabo-verdiano José Luís Tavares e os brasileiros Luiz Fernando Veríssimo e Sidarta Ribeiro. À lista de convidados juntam-se ainda os portugueses João Tordo, Gonçalo M. Tavares, José Pacheco Pereiro, Ferreira Fernandes e Ricardo Araújo Pereira.

Quanto a espetáculos, o FOLIO promete um cartaz variado e com inéditos, destacando-se o encontro de António Zambujo e Mayra Andrade para interpretarem Caetano Veloso; e o de Cristina Branco e o Trio de Mário Laginha numa homenagem a Chico Buarque. Do Brasil chega Gregório Duvivier, que troca A Porta dos Fundos pela declamação de poesia.

A música marca também presença através de um concerto a seis mãos do pianista Filipe Raposo, que se fará acompanhar pela projeção em tempo real de palavras escritas por Ondjaki e desenhos assinados por António Jorge Gonçalves. Já o teatro é representado por Diogo Infante, com a Ode Marítima, de Álvaro de Campos.

À espera dos visitantes estão ainda exposições, sessões de cinema e esplanadas literárias, bem como aulas com os autores e o Seminário Internacional Educação, Leitura, Literatura, organizado em parceria com o Centro de Formação Centro-Oeste. A destacar também a PIM!, mostra que junta criadores nacionais e brasileiros da literatura infanto-juvenil.

Os bilhetes para os encontros com escritores custam cinco euros e a entrada nos concertos 12.

Texto de Alexandra Gil

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.