Fogo Na Idade Média É Tema Do Mercado Medieval De Óbidos

A vila histórica de Óbidos acolhe de 18 de julho a 4 de agosto, a XVIII edição do Mercado Medieval de Óbidos, aberto de quinta-feira a domingo, na Cerca do Castelo.

A Cerca do Castelo, outrora usada como campo de treino de escudeiros e cavaleiros ao serviço d’el Rei, irá remeter a um passado onde se invoca costumes ligados ao quotidiano dos povos medievos, sendo este ano o Fogo o mote para o assentar dos arraiais.

O tema desta edição, sobre a importância do fogo na Idade Média, trará ao Mercado Medieval espetáculos de fogo, teatro, artesãos, ofícios e mesteres, torneios a cavalo, combates apeados, entre outras vivências da época.

Uma das novidades desta edição é a realização de palestras sobre o tema do Mercado, o fogo na Idade Média, de conceituados especialistas sobre a matéria. A Casa Saramago e Museu Abílio acolhem as 6 palestras agendadas, nos dias 19 e 26 de julho e 2 de agosto, as 15h30 e 16h30, seguidas de mesas redondas. Em debate temas como “Di Ignis purgatorium ao Fogo da Purificação”, “O Fogo: um dos símbolos da Crença Apocalíptica” e “O Fogo na Guerra Medieval”, entre outros, com as presenças de Ana Isabel Buescu, Pedro Barbosa, António Matos Ferreira e outros especialistas da área.

Com uma programação diversificada, os visitantes poderão cruzar-se com atores, malabaristas, manipuladores de fogo e jograis e, a real festança, conta ainda com os taberneiros que servirão os repastos da época.

O Mercado Medieval estará de portas abertas às quintas-feiras, das 17h00 às 00h00; às sextas, das 17h00 às 01h00; aos sábados, das 11h00 às 01h00 e aos domingos, das 11h00 às 00h00.

Os bilhetes têm um custo de 7 euros, sendo a entrada gratuita para menores de 12 anos, havendo descontos para grupos e pessoas trajadas à época.

Os serões medievais, que incluem entrada no evento, traje, lugar no torneio e ceia medieval, têm um custo de 19,90 euros, para crianças dos 3 aos 11 anos e 49,90 euros, para maiores de 12 anos.

Haverá ainda a possibilidade do visitante visitar a Cerca do castelo, de segunda a sexta-feira, pelo preço de 2,50 euros, uma atividade que inclui o acampamento dos petizes para crianças.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.