FMM A Chegar Aproxima-se do Fim

fmm2015_9765Na penúltima noite da edição de 2015 do FMM, o ambiente musical foi mais pacífico, contudo novamente recheado de grandes surpresas. Pelo palco do Castelo passaram Bruno Pernadas, guitarrista, multi-instrumentista, compositor e arranjador lisboeta, que trouxe consigo músicas do seu albúm de estreia How Can We Be Joyful in a Wordl Full of Knowledge.

Considerado um dos melhores albúns editados no ano passado, Bruno deu um espectáculo recheado de criatividade, inspirado em vários estilos e com várias experiências sonoras ligadas ao folk, wordl-jazz, space age pop, wordl music, eletrónica, rock psicadélico e landscapes.

Também pelo Castelo passaram os Flat Earth Society, uma big band oriunda da Bélgica constituída por um grupo de 15 músicos acompanhados de vários instrumentos. A fazer lembrar um ambiente de orquestra, os Flat Earth Society marcaram a sua presença por um estilo rebelde, com muito caos e improvisação. Seguidos do Indiano Niladri Kumar acompanhado do seu sitar, ou melhor, “zitar” já que foi obra sua a criação de um sitar elétrico que utiliza em projetos de fusão, deu um concerto calmo sentado na companhia de um percussionista.

E ainda Capicua, rapper portuguesa e uma das artistas preferidas do público nacional atualmente; e Canzionere Grecanico Salentino, grupo de música tradicional italiana, que encerraram os espetáculos dentro das muralhas.

Já cá fora, as Iva Nova abriram a noite no palco da Avenida da Praia, uma banda de rock 100% feminina de origem Russa, seguidas de um quarteto elétrico francês com o cantor Asnake Guebreyes, UkanDanz de seu nome, deram um espectáculo impróprios para quem não gosta de dançar. A voz virtuosa de Guebreyes, misturada com os ritmos ethiojazz e as dissonâncias rock do quarteto, resultaram numa sonoridade quente e viciante.

A terminar a noite, os lendários Blacksea Não Maya + Dj Marfox com a sua música urbana Lisboeta.
Uma noite cheia de “tens de ouvir isto”!

O ponto de encontro ficou marcado para o encerramento do FMM 2015, onde muitas surpresas se aguardam.

Reportagem de Ana Rodrigues (Texto e Fotos)

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.