Flux Tomar – Rota de Luz É O Evento Noturno Que Promete Iluminar Tomar

Tomar recebe de 9 a 18 de junho uma vaga de artes de luz e de vídeomapping – uma técnica que consiste na projeção de imagens até 360º grau. Esta pode ser feita em superfícies como fachadas, construções, edifícios e estátuas.

Nesta  atividade as imagens vão ser projectadas nos monumentos de Tomar de 9 a 18 de junho. Com a promessa de contar histórias recorrendo às referidas projeções de vídeo e de luz nos locais emblemáticos da cidade templária.

Flux Tomar – Rota de Luz é então um espetáculo multimedia original na cidade que vai juntar o vídeo mapping e as pinturas de luz à beleza patrimonial de Tomar. Assim sendo, durante cerca de dez noites das 21h30 às 00h00 Tomar terá a sua riqueza patrimonial repleta de criações artísticas de luz e vídeo. Esperam-se quatro cenários que servem de tela para o Flux Tomar – Rota de Luz: o Convento de Cristo, Paços do Concelho, Igreja de Santa Maria do Olival e Complexo Cultural da Levada.

O primeiro, o Convento de Cristo irá ter destaque pela sua grandiosidade, dando palco à animação audiovisual que tem por tema o património de Tomar.

Nos Paços do Concelho, Praça da República, será reproduzido um vídeo mapping que resultou de workshops coordenados pela equipa de OCUBO, junto de várias crianças da cidade de Tomar – a ideia passa pelos desenhos das mesmas serem projectados na fachada por forma a surpreender o público.

A Igreja de Santa Maria do Olival leva mais longe este espectáculo ao público que mais que observar é convidado a participar – uma vez que serão as pessoas as responsáveis pelas pinturas de luz feitas naquele local e em tempo real.

Por último, no Complexo Cultural da Levada, o vídeomapping será projectado sobre o Moinho da Ordem – aproveitando este momento para contar a história daquele complexo industrial e proto-industrial recorrendo a mecanismos animados para o fazer.

Uma iniciativa do Município de Tomar e produzida pelo ateliê OCUBO que garante que os espetáculos de vídeo mapping e projeção interativa vão decorrer em simultâneo nos quatro locais e com entrada livre.

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.