Fins Club – o sabor da cozinha australiana chega a Portugal na Malveira da Serra

Reportagem de Clara Inácio e Elsa Furtado (texto e fotos)

O chefe australiano Steven Snow abre o seu primeiro Fins fora da Austrália e escolheu Portugal, mais concretamente a Quinta da Magnólia, na Malveira da Serra, em Sintra. O local não podia ser mais encantador, localizado na serra, com o mar aos pés e a serra nas costas, é um local onde se respira tranquilidade, charme, acolhimento e requinte, de que é exemplo a sala de jantar, que se abre sobre a serra e o mar, tornando o espaço ideal para uma refeição diferente.

O Fins concept é a fusão da experiência, das cozinhas, dos temperos, dos sabores que Steven junta quando cozinha, com uma grande influência da cozinha do sudoeste asiático. A sua cozinha privilegia o mar, com o peixe e os mariscos. A Quinta da Magnolia é uma casa de alojamento local, resultado do sonho de um casal alemão, que comprou uma casa particular com vista para o mar e para a serra e a transformou num pequeno hotel de charme (aberto recentemente) e agora também com um restaurante muito especial.

No Fins Club pode-se jantar  de quinta a domingo e almoçar ao domingo (sempre sobre marcação), escolher pela carta ou então provar o menú degustação composto por cinco pratos, incluindo entradas e sobremesa, por 65 euros, sem vinhos.

O menú de degustação é composto por sachimi de dourada, o duo de ostras, ostra com malagueta e ostra em tempura com molho de pickles, gengibre, chili e folha de lima, porco biológico, com camarão e legumes, o Finn’s peixe, dourada sob uma cama de arroz sushi crocante e espargos verdes. A sobremesa encerra a refeição com a sugestão de um bolo esponjoso, com molho de morango, ruibarbo e gelado de gengibre.

Pode acompanhar a refeição com vinho branco da Quinta de Carapaços, Minho, de 2010, um vinho verde espadeiro de 2010, também da Quinta de Carapaços e um vinho tinto Curva Reserva de 2008, Douro.

Steven Snow  é proprietário e chefe responsável do Fins em Brunswick Heads, na Austrália, que ganhou o prémio de melhor restaurante de peixe e marisco da Austália, sendo uma história de sucesso, pois pegou num restaurante falido e tornou-o uma lenda.

Para a elaboração desta ementa disse “ter tentado criar algo de novo, uma vez que não pode melhorar o sabor, que é excelente, e tentar ângulos diferentes” e contou ainda que da cozinha portuguesa utiliza na Austrália as cataplanas de cobre, o arroz de marisco, a massa de pimentão e o refogado.

Em Portugal tem como parceiro de aventura Paulo Côrte-Real, com quem tem uma relação de amizade de longa data e cujo trabalho admira. Juntos, “pretendem fazer parte da cultura gastronómica de Portugal e afirmam que, apesar do restaurante ser pequeno, têm uma ambição grande”.

O restaurante localiza-se na Quinta da Magnólia no Caminho do Uruguay, nº. 526, Malveira da Serra.


Artigo anteriorTorreão Nascente do Terreiro do Paço vai ter nova vida em 2012
Próximo artigoHarlem Gospel Choir trouxe os sons e a alma do Gospel a Portimão numa noite cheia de ritmo

Leave a Reply