FIMFA Lx22 – Festival Internacional De Marionetas E Formas Animadas Arranca Hoje

A 22ª Edição do FIMFA Lx – Festival Internacional de Marionetas e Formas Animadas arranca hoje em Lisboa, e vai invadir 9 espaços da Capital até dia 5 de junho, com mais de 20 espetáculos e atividades de criadores nacionais e internacionais, apresentados a partir do mote “Pensar o Futuro”.

Os espaços escolhidos foram: o São Luiz Teatro Municipal, Teatro Nacional D. Maria II, LU.CA – Teatro Luís de Camões, Museu de Lisboa – Palácio Pimenta, Teatro do Bairro, Teatro Taborda, Museu Nacional do Teatro e da Dança, Centro Cultural da Malaposta e Cinemateca Portuguesa.

A abertura do festival tem lugar no São Luiz Teatro Municipal, com Work, um espetáculo do coreógrafo italiano Claudio Stellato, que nos transporta para uma oficina surrealista, onde a bricolage se transforma em arte, com recurso à dança, novo circo, escultura, happening dadaísta e teatro visual.

Pelo teatro do Chiado vão passar ainda os espetáculos: Le Présent c’est l’Accident!, uma peça musical e visual do encenador francês Jean-Pierre Larroche; Quelque Chose S’Attendrit, uma performance de ótica do francês Renaud Herbin; Simple Machines, conferência-espetáculo do belga Ugo Dehaes; Earthbound, da italiana Marta Cuscunà; e Cardiophone, espetáculo para uma pessoa.

Para o Teatro Nacional D. Maria II está agendado a companhia belga Karyatides com Frankenstein, um espetáculo que conta com dois atores-manipuladores, uma cantora de ópera e um pianista.

O Teatro do Bairro recebe Os Bonecos de Santo Aleixo, que estão de regresso ao FIMFA Lx, com Auto da Criação do Mundo. Também neste Teatro, será possível assistir a HEN, o cabaré de uma marioneta queer e punk, criado por Johanny Bert e pelo Théâtre de Romette; Ersatz, do Collectif AÏE AÏE AÏE; e Jardineiro Imaginário, o mais recente espetáculo do Teatro de Marionetas do Porto, com encenação de Isabel Barros.

Já o Teatro de Ferro leva até ao Centro Cultural da Malaposta A Revolta dos Objetos – Uma Conferência Animada, enquanto Susana Domingos Gaspar apresenta, no mesmo espaço, As Amigas da Gaspar, espetáculo que junta marionetas, duas bailarinas e uma cantautora. Paulo Duarte regressa ao FIMFA Lx com Pour Bien Dormir no Centro Cultural da Malaposta, e NOVO no Teatro Taborda. Já o Museu Nacional do Teatro e da Dança, a Trupe Fandanga apresenta Qubim.

O LU.CA – Teatro Luís de Camões vai acolher os espetáculos infantis: Karl, da companhia francesa Betty BoiBrut’; e Hermit, da artista holandesa Simone de Jong.

Nos jardins do Museu de Lisboa – Palácio Pimenta, miúdos e graúdos poderão ainda deparar-se com os insetos gigantes Big Bugs, da Mr. Image Theatre (Holanda).

A programação inclui ainda atividades paralelas, compostas por exibições de filmes, workshops e encontros com artistas.

O festival conta com a produção de A Tarumba – Teatro de Marionetas e a programação completa pode ser vista aqui.

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.