Figlia Mia E Bangla Foram Os Grandes Vencedores Da Festa Do Cinema Italiano

A 12ª Festa do Cinema Italiano distinguiu, com o Prémio do Júri, o filme Figlia Mia, de Laura Bispuri e, com o Prémio do Público, a obra Bangla, de Phaim Bhuiyan, numa das edições mais concorridas de sempre.

De acordo com o júri, o filme vencedor foi escolhido “pelo retrato de uma Sardenha quase selvagem e de uma criança perdida entre duas mulheres. Há extraordinárias interpretações neste filme poético e pungente que, sem sentimentalismo, coloca questões essenciais sobre a natureza das relações maternas e dos laços familiares. Destaque especial às atrizes principais, Alba Rohrwacher e Valeria Golino, pelo seu talento e pela força das suas representações; e à fotografia, que nos mostra a beleza das paisagens áridas da Sardenha”.

É a estória de uma menina de 10 anos dividida entre duas mães. Tina, que a criou com amor e dedicação e Angelica, uma jovem marginal, que inesperadamente a reclama.
Uma estória, passada na Sardenha, sobre maternidade imperfeita e laços inextricáveis, sentimentos esmagadores e feridas antigas, que marcam o crescimento de Vittoria, num verão de medos, perguntas, descobertas e mudança.

O vencedor do Prémio do Público TVCine & Séries, Bangla, é a primeira obra de Phaim Bhuiyan. Inspirado na sua própria vida, Phaim Bhuiyan é o realizador e ator protagonista deste filme.

A história de um rapaz, de 22 anos, com origens do Bangladesh, que vive em Torpignattara, nos subúrbios de Roma. Quando se apaixona perdidamente por Asia, uma jovem italiana, entra em pânico. De acordo com os seus pais, muito tradicionais, ele tem de casar com uma mulher Bengali, e de acordo com a lei islâmica, sexo antes do casamento é pecado.

Depois de Lisboa, Porto, Coimbra, Almada, Setúbal, Alverca do Ribatejo, Penafiel, Moscavide, Aveiro, a Festa do Cinema Italiano continua em Abrantes (1, 8 e 15 de maio, no Cineclube – Espalhafitas), Beja (7 a 9 de maio, no Pax Júlia Teatro Municipal), Évora (14 a 17 de maio, no Auditório Soror Mariana), Tomar (14 a 18 de maio, no Cine-Teatro Paraíso), Caldas da Rainha (de 21 a 23 de maio, no CCC), Loulé (de 23 a 26 de maio, no Cine-Teatro Louletano), Funchal (Setembro), Angra do Heroísmo, Santa Cruz da Graciosa, entre outras.

Autor:Texto de Rosa Margarida
Artigo anteriorQuadros Vivos Apresentam 21 Obras De Caravaggio Na Igreja De São Roque
Próximo artigoExposição Sobre Bansky Inaugura Na Cordoaria Em Junho

Leave a Reply