Fidelidade Arte E Culturgest Inauguram Exposição De Alicia Kopf

A Fidelidade Arte e a Culturgest apresentam, a exposição Speculative Intimacy, da artista plástica e escritora catalã Alicia Kopf. A exposição, que decorre no âmbito do projeto Reação em Cadeia, e que conta com a curadoria de Bruno Marchand, vai estar patente de 11 de setembro até 20 de novembro de 2020 no Espaço Fidelidade Arte (Largo do Chiado 8, em Lisboa), com entrada gratuita.

Partindo das leis da atração dos corpos celestes e da sua possível analogia no campo das relações humanas, a exposição Speculative Intimacy que Alicia Kopf traz ao ciclo Reação em Cadeia traça um diagnóstico das novas formas de intimidade na era das tecnologias digitais e da inteligência artificial. Mais concretamente, os vídeos, desenhos e textos reunidos nesta exposição constroem entre si um duplo movimento.

Por um lado, eles procuram nos mais recentes desenvolvimentos da cosmologia e da física quântica vislumbres de uma lei cabal do comportamento dos corpos: uma lei tão completa que explicasse a mecânica daquilo que nos impele para um Outro, que chegasse a revelar, por fim, a natureza dessa energia peculiar a que chamamos amor. Por outro lado, estas obras colocam-nos frente à virtualização que as novas tecnologias prometem impor às formas e às vivências desse mesmo amor: o ecrã do telemóvel como reduto sensual dos contactos interpessoais, a miragem do prazer à distância de um clique, o isolamento paradoxal da ultraconetividade, a sedução transcrita na forma de um algoritmo.

A exposição pode ser vista de segunda a sexta-feira, das 11h00 às 19h00.

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.