FICLO Arranca Hoje Em Olhão

Arranca hoje a segunda edição do FICLO – Festival Internacional de Cinema e Literatura de Olhão, que vai decorrer até dia 21 de julho.

A programação inclui seis estreias nacionais, um ciclo de clássicos do cinema italiano, uma retrospectiva sobre a obra do cineasta espanhol Albert Serra e atividades paralelas que completam o quadro de ligações entre a literatura e a sétima arte. No total serão 28 filmes a serem exibidos no Auditório Municipal de Olhão, Algarcine e República 14. Novidade este ano são as sessões de cinema ao ar livre a decorrerem todos os dias pelas 21h30.

A competição internacional integra este ano nove obras de produção recente propondo diferentes narrativas em torno da ideia da viagem, enquanto espaço de descoberta do eu.

Em estreia vão estar:The Good Girls, de Alejandra Márques Abella; Fortress, de Ludovica Andò e Emiliano Aiello; uma adaptação para o grande ecrã de Deserto dos Tártaros de Dino Buzzati; There was a Little Ship, de Marion Hänsel; Out Stealing Horses, de Hans Petter Moland; Adoration, de Fabrice du Welz; e Valley of Souls de Nicolás Rincón Gille.

Também em exibição vão estar Campo, de Tiago Hespanha (que estará em Olhão a realizar uma residência de escrita de argumento, que culminará com uma leitura encenada por Rogério de Carvalho); A Longa Noite, de do galego Eloy Enciso, e I Do Not Care if we go down in History as Barbarians, de Radu Jude.

O FICLO vai também realizar uma retrospectiva do realizador espanhol Albert Serra, com a projecção dos filmes Honor de Cavalleria (2006); El Cant dels Ocells (2008); Historia de la Meva Mort (2013); La Mort de Louis XIV (2016) e Liberté (2019). A completar a programação de cinema, alguns filmes italianos com propostas de Rossellini, Antonioni, Visconti e Pasolini, a programação pretende traçar uma rota por alguns dos mais relevantes movimentos literários do pós-guerra e do século XX. Viaggio in Italia (1954), Paisà (1946), Morte a Venezia (1971), L’avventura (1960) e La Trilogia Della Vita.

O festival vai ainda instalar uma livraria no Mercado das Frutas e Legumes de Olhão. O programa inclui ainda passeios fílmicos em parceria com a Love Tuk olhão, assim como caminhadas performativos desenvolvidas pelos artistas Isadora Alves e Bruno Humberto, conversas com realizadores e masterclasses.

A programação completa, reservas e preços de bilhetes podem ser consultadas aqui.

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.