FIA Arranca a 27 de Junho no Parque das Nações

Screen Shot 2015-06-09 at 16.48.01A FIA Lisboa vai animar a FIL, no Parque das Nações durante 9 dias, entre 27 de junho e 5 de julho, sendo esperados na edição deste ano mais de 10 000 visitantes. Artesanato, Gastronomia, Folclore, e Jogos Tradicionais voltam a estar em destaque mais uma vez, para promover o Património Material e Imaterial de Países e Regiões, e dar a conhecer as suas potencialidades Culturais, Turísticas e Económicas.

A programação gastronómica desta edição inclui a presença de vários Restaurantes de Cozinha Tradicional Portuguesa, em representação das respetivas Regiões do País; uma Semana de Gastronomia Tradicional; o 2º Festival de Carnes Certificadas DOP, e ainda um Mercado de Cerveja Artesanal.

A FIA apresenta este ano uma exposição temática dedicada às Artes e Ofícios Portugueses: Caminhos de Inovação, organizada pelo IEFP e pela Fundação AIP, que contempla projectos colectivos e iniciativas individuais desenvolvidos um pouco por todo o país e que abrange vários subsectores das produções artesanais, desde a cerâmica, o têxtil, o calçado, as fibras vegetais, a joalharia, entre outros. A mostra vai estar dividida em quatro espaços: Espaço “parcerias para a inovação”; Espaço “novas áreas novas abordagens”; Espaço “novas tecnologias”; Espaço de Demonstração /Ateliers.

Em destaque vai estar também o Prémio FiaLisboa, destinado a reconhecer a melhor peça de artesanato tradicional e a melhor peça de artesanato contemporâneo.

Na área internacional destaque para a participação oficial de Itália e do Vietname, e das comemorações dos 40 anos de independência de Moçambique e Cabo Verde, para além dos habituais stands do Brasil, Marrocos e dos vários países africanos e da América Latina.

A Feira vai funcionar das 15h00 às 24h00, e a Área de Gastronomia das 12h30 às 24h00. Os bilhetes custam 5 euros e 2,50 euros para jovens até aos 18 anos e séniores e estão à venda nas bilheteiras da FIL.

Texto de Elsa Furtado e Teresa Leal
Fotos Arquivo C&H

 

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.