Festival ZêzereArts Estende-se Pela Região Do Médio Tejo

O Festival ZêzereArts 2019, uma celebração da Música Erudita, da Arte e do Património, decorre, de 14 a 27 de julho, em Ferreira de Zêzere, Tomar, Vila Nova da Barquinha, Batalha e Dornes. Concertos, coros, música de câmara, canto lírico e exposições, em espaços emblemáticos, de entrada gratuita.

O ZêzereArts resulta do trabalho efetuado por dezenas de estudantes de música, jovens profissionais e amadores, orientados por professores de reconhecido mérito, ao longo dos cursos de verão que culminam com a apresentação de concertos, recitais e espetáculos.

Na edição deste ano, destaque para a presença de nomes como os compositores portugueses Fernando Lapa, compositor residente do ZêzereArts 2019 e Cândido Lima; o compositor francês Pascal Dusapin; a violinista portuguesa Matilde Loureiro; a soprano sérvia Natala Sibalic, entre outros nomes do panorama nacional e internacional.

A abertura do Festival acontece no dia 14 de julho, pelas 18h39, no Auditório Fernando Lopes-Graça, em Tomar, com um recital de violino e piano.

No dia 15 de julho, numa parceria com o Festival CriaSons, está agendado um concerto com Fernando Lapa e Cândido Lima.

Segue-se, no dia 16 de julho, a Missa Solemnis Waisenhausmesse KV139, pelas vozes do Coro do Festival ZêzereArts, com direção de Pedro Correia, na Igreja da Nossa Senhora da Graça, em Tomar.

Inaugura, no dia 17, a exposição Images of ZêzereArts, de Els Smulders-Waijers, no Posto de Turismo de Dornes.

Palestras, recitais, concertos corais estão agendados para os dias seguintes em espaços como O Convento de Cristo, o Claustro D. João III, as Capelas Imperfeitas e o castelo de Almourol.

No dia 26, os estudantes dos cursos do ZêzereArts apresentam um recital, no Cine-Teatro Paraíso, em Tomar. O Festival encerra com um concerto pela Orquestra do Festival ZêzereArts e o Ensemble de Ópera Musicamera, na Igreja Matriz de Areias, no dia 27 de julho.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.