Festival Todos Começa Hoje na Colina de Santana

Cartaz_TODOS_FBO festival Todos – Caminhada de Culturas, que inicia hoje, mudou nesta 7ª edição de bairro, instalando-se na Colina de Santana – Campo dos Mártires da Pátria.

Há mais de 30 eventos e espetáculos, com entrada gratuita, previstos até ao dia 13 de setembro, entre música, performance, concertos, dança, teatro e novo circo. Com uma vocação multicultural e intercultural, este festival de arte contemporânea tem vindo a percorrer a cidade de forma a dialogar com diferentes pessoas.

Na área da música, destaca-se logo no dia de abertura, às 21h30, na Igreja de São Domingos, o concerto CREDO pelos membros da Orchestra di Piazza Vittorio e Anna-Maria Hefele. Composta pelo maestro italiado Mario Tronco, segundo libreto do Padre José Tolentino Mendonça, esta oratória inter-cultural sob o tema “l’Etica Mondiale” será uma composição original baseada nas diferentes culturas dos músicos que integram a Orchestra di PiazzaVittorio – Wolof, Sufi, Árabe e Muçulmana.

Estão previstas visitas guiadas a espaços do bairro como a Academia Militar, Capela da Bemposta, Nova Medical School, Convento da Encarnação, Hospital de São José, reveladoras da sua história.

Na área da fotografia, vai estar patente a exposição Todos no Hospital Miguel Bombarda. Trata-se de uma exposição retrospetiva do próprio festival, recorrendo aos trabalhos de Camilla Watson, Carlos Morganho, Georges Dussaud, José Fontes, Luís Pavão, Luísa Ferreira, Silverbox.

Para as famílias está previsto um espetáculo de novo circo com duas coreografias pelos Mpta [les Mains les Pieds et la Tête Aussi]. As apresentações têm lugar nos dias 11 e 12 de setembro às 21h30 na Academia Militar.

A dança tem também lugar na programação com Banco do Tempo por Romulus Neagu, no Goethe-Institut dia 12 de setembro às 15h30. Assim como o teatro, no qual destacamos Manhãs de… Quietude de Hamed Benguettaf , com encenação de José Peixoto. Terá lugar dias 12 e 13 de setembro, às 10h30 no Quintalinho – Grupo Desportivo da Pena.

A gastronomia não é esquecida, com um anunciado piquenique de domingo com “fábulas culinárias”. Pratos e Mundos – O Piquenique de Todos os Continentes terá lugar no Jardim do campo Santana dia 13 de setembro entre as 12h30 e as 15h00 e, neste caso, terá um custo de 7,5 euros por adulto e 5 euros por criança dos 5 aos 12. É gratuito para crianças até aos 5. Atenção que a lotação é limitada, havendo por isso inscrição prévia obrigatória.

O Campo dos Mártires da Pátria/Jardim do Campo Santana será este ano o epicentro do Festival.

Criado em 2009 pela Câmara Municipal de Lisboa em parceria com a Academia de Produtores Culturais, este projeto intercultural apresenta-se anualmente através do Festival Todos que acontece, sempre, em setembro. O Festival começou no eixo Intendente-Mouraria-Martim Moniz, passou depois para a zona do Poço dos Negros-Praça das Flores-São Bento e mudou-se este ano para a Colina de Santana (Campo dos Mártires da Pátria) onde ficará até 2017.

Por Tânia Fernandes

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.