Festival RI – Comédia Em Grande Em Santa Maria Da Feira

Por Rosa Margarida (Texto e Fotos)

Foram quatro dias de comédia, música e cartoons, que decorreram entre 2 e 5 de novembro, no cineteatro António Lamoso, em Santa Maria da Feira, em mais uma edição do Festival Ri.

As honras de abertura estiveram a cargo de Constantino Soares com o seu Fado Humorístico, no dia 2 de novembro, o espetáculo, esgotado, deixava antever duas noites de comédia com salas cheias.

O dia 3 de novembro foi reservado, exclusivamente, à exposição de caricaturas de Ricardo Campus, na fachada frontal com caricaturas dos humoristas do programa 2016 e no foyer com caricaturas de Herman José, Nuno Markl, António Raminhos entre outros.

No dia 4 de novembro subiram ao palco, para performances de stand up, os humoristas Joca, Zé Pedro, João Seabra e Francisco Menezes. Uma pequena nota para a presença surpresa de Miguel 7 Estacas, convidado especial de João Seabra, que levou ao rubro o público do cineteatro.

Inserido na programação também a realização do workshop “Vamos falar de comédia”, que decorreu no sábado, dia 5.

A noite foi de despedida da 2ª edição do Festival RI – uma despedida em grande com o Cineteatro quase lotado, comediantes com performances hilariantes e um público participativo e bem-humorado.

Joel Ricardo Santos, Pedro Neves, Carlos Moura e Salvador Martinha subiram, por essa ordem, ao palco animando e contagiando o público presente. As atuações de Joel Ricardo Santos e Pedro Neves conjugadas com guitarra foram um dos pontos altos da noite.

Ressalva para a intervenção dos Palhaços D’Opital numa IPSS local – acção integrada no Festival RI – que levaram humor (e amor) a locais onde as pessoas necessitam, de facto, de riso e boa disposição.

Uma aposta ganha do Cineteatro António Lamoso, que alargou o Festival a 4 dias, numa vontade de fazer chegar as gargalhadas e o humor a mais público e promover o que de melhor se faz na área de comédia, com a presença de alguns dos humoristas brilhantes do panorama nacional.

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.