Festival Livros a Oeste Arranca Amanhã

image001A Lourinhã volta a ser palco da iniciativa Festival Livros a Oeste, que vai decorrer a partir de amanhã e até dia 9 de maio, numa iniciativa da Câmara Municipal local.

O evento, que já vai na 4ª edição contará com diversas atividades e pretende ser um ponto de encontro entre escritores e leitores. Por aqui vão passar os escritores Alice Vieira, Mário Zambujal, Maria Antónia Palla e Leonor Xavier, e ainda Sérgio Godinho, Tiago Salazar e Afonso Reis Cabral e o humorista Eduardo Madeira.

O programa deste ano inclui sessões de poesia musicada, um workshop de ilustração, apresentações de livros, teatro de sombras chinesas e hora do conto. E ainda as sessões entre autores e público: A Rir se castigarão os costumes; Mulheres, memórias…e muito mais; Três estreias na ficção; e A poesia ilumina o futuro e Intervir pela música – da tradição ao rock e Recordar o futuro.

Estão ainda previstas duas sessões relacionadas com as disciplinas de Filosofia e Ciência, para os alunos dos 10º, 11º e 12ª anos, que contarão com a presença do professor de Filosofia Miguel Real, autor dos livros “Nova Teoria da Felicidade” e “Nova Teoria do Mal”; e com o cientista e autor David Marçal.

O Festival encerra no sábado com o espetáculo musical Os Fungaguinhos, a realizar às 17h30, no auditório da AMAL, e que reúne quatro músicos em homenagem a José Barata Moura, (autor de músicas como “Joana come a papa” e “Olha a bola, Manel”).

O programa inclui ainda uma Feira do Livro (até dia 10 de maio), no Centro Cultural Dr. Afonso Rodrigues Pereira; duas exposições: Alexandre O’Neill (patente na Biblioteca Municipal) e Eu Semeio a Leitura (no Centro Cultural Dr. Afonso Rodrigues Pereira); e ainda um workshop instrumental com a Orquestra Metropolitana de Lisboa e 80 músicos das três bandas filarmónicas do Concelho.

Durante o evento vão ser também anunciados os vencedores do Prémio Livros a Oeste/ Câmara Municipal da Lourinhã, para alunos do Ensino Secundário.

Texto de Elsa Furtado

 

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.