Festival Literário Tinto No Branco 4ª Edição Arrancou Hoje

O Festival Literário Tinto no Branco chega este fim de semana à sua 4ª edição, no Solar Vinho do Dão, em Viseu. Um evento único que combina literatura e vinhos, com nomes consagrados da literatura, numa programação intensa de conversas, mesas redondas, provas de vinhos, concertos, performances e muitas outras atividades. A acontecer nos dias 7, 8 e 9 de dezembro.

A 4ª edição do Tinto no Branco está mais internacional do que nunca e recebe nomes como a autora franco-inglesa Joanne Harris, o escritor francês Olivier Rolin, os Prémio Camões Mia Couto e Germano Almeida.

A edição pretende colocar a literatura em debate com outros géneros narrativos, como o cinema, o teatro, a música e patrimónios, como o vinho e a gastronomia, convidando “à mesma mesa” escritores, chefes, músicos, realizadores e jornalistas.

Em permanência, durante todo o evento, funcionará uma livraria e um alfarrabista. É possível, também ao longos dos 3 dias, visitar a exposição O Cuquedo, de Paulo Galindro, no Espaço Dão Petiz e a exposição Metamorfose – Fauna e Flora, de Carlos Sousa, no Salão de vinhos de inverno.

As manhãs do festival são preenchidas com oficina de escrita criativa, nos dias 7 e 8 de dezembro, pelas 10h00, com Filipa Melo e com oficina de tradução, com Nuno Quintas, no dia 9, às 10h00. A participação nas oficinas (gratuita) requer inscrição prévia.

No primeiro dia do festival, a Tenda Literária acolhe pelas 21h30, o espetáculo Na Tua ou na Minha Língua, com um painel de autores nacionais e internacionais, apresentado por Helder Gomes; Segue-se, no dia 8 de dezembro, às 15h00, conversa literatura e teatro “Será Shakespeare o melhor escritor de sempre?”, com Ricardo Pais e Daniel Jonas, pelas 16h00, conversas de vida com Joanne Harris e uma hora depois conversas de vida com Olivier Rolin, às 18h00 está programada a conversa Literatura e Cinema “Precisamos mesmo de 24 frames para dizer o que queremos”, com o realizador António Pedro Vasconcelos e o cantor e compositor Pedro Abrunhosa; no domingo, a Tenda Literária, acolhe, às 16h00, conversas de vida com Mia Couto e às 17h00, conversa Literatura e Gastronomia “Que histórias precisamos para fazer um bom prato? Ou que ingredientes para escrever uma boa história?”, com Filinto Elísio e Francisco José Viegas.

A Sala de Workshops acolhe, no dia 8 de dezembro, pelas 16h00, “Vinhos de Natal, com harmonização de bacalhau”, às 18h00, a oficina vínica “Espumante para Festas” e no dia 9 de dezembro, às 16h00, a oficina “O Dão ao Serviço do Queijo da Serra da Estrela”. A participação nas oficinas tem um custo de 10 euros, para cada sessão e requer inscrição prévia.

Na música, Luís Severo, no dia 7 de dezembro e os Dead Combo, no dia seguinte, atuarão na Tenda dos Jardins de Inverno, pelas 22h30, com entrada gratuita. Espaço onde às 23h30, o DJ set – Cromos da noite, na sexta-feira e DJ set – Os piores DJ’s do mundo, no sábado, encerram a programação diária. É também na Tenda dos Jardins de Inverno que se realizam os espetáculos de animação musical, o teatro infantil e um espetáculo infantil, com personagens “Cosplay” a animarem o solar, durante as tardes do fim de semana.
Nota ainda para apresentação de livros, oficinas de pintura e oficinas de modelagem programadas para “Tinto no Branco”.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.