Festival Literário Da Madeira Anima Funchal Até 16 de Abril

 

Decorre até dia 16 de abril a 6ª edição do Festival Literário da Madeira (FLM), a ter lugar em vários pontos do Funchal, e é dedicada ao tema “Falsidade e Verdade na Ficção Literária”.

Mais de 60 participantes, entre escritores, ilustradores, moderadores, músicos e atores, com enfoque nas presenças de Mia Couto, Jorge Palma e Lídia Jorge.

Participam nesta edição nomes como Afonso Cruz, Cynan Jones, Ondjaki, a jornalista e activista síria Samar Yazbek, o jornalista de investigação Rafael Marques, o autor indiano Tabish Khair; António Tavares, Gabriela Ruivo Trindade, Bruno Vieira Amaral, os cineastas Ivo M. Ferreira e Claudia Clemente; Claudia Clemente e Ivo Ferreira.

Uma semana repleta de encontros, conversas, debates, espetáculos, lançamentos, apresentações, tertúlias entre tantas outras iniciativas.

A sessão de abertura, no dia 13 de abril, conta com a presença de Mia Couto, autor moçambicano multipremiado e o encerramento, a 16 de abril, está a cargo de Lídia Jorge, numa conversa informal com Luís Caetano.

Entre estas duas sessões, haverão mais conversas cruzadas, sobre temas como Alteridade, Edição, Religião, Cinema, Biografia e Direitos Humanos.

No que concerne lançamento de obras, poderá assistir-se ao Lançamento do livros: Como Combater o Terrorismo Islâmico na Posição de Missionário de Tabish Khair e A Travessia de Samar Yazbek.

Os primeiros dias do FLM vão ser dedicados ao Festivalinho Literário Infantil (FLI), onde crianças e jovens vão poder contactar diretamente com autores através de encontros e apresentações em escolas e bibliotecas.

Destaque ainda para o Teatro Baltazar Dias, onde vai decorrer a apresentação do livro Artolas Artimanhas, de Helena Camacho e Nelson Henriques. E para pais e educadores, uma conversa a partir da frase “Todas as crianças do Mundo devem ser concebidas como seres nascidos para ler” de Lídia Jorge, com Sandro William Junqueira, Graça Alves, Carla Maia de Almeida e Gabriela Ruivo Trindade, moderada por Manuela Ribeiro.

Texto de Rosa Margarida

 

 

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.