Festival Internacional De Literatura E Língua Portuguesa – Lisboa 5L Decorre de 5 A 9 De Maio

Lisboa tem um novo festival literário – o Festival Internacional de Literatura e Língua Portuguesa – Lisboa 5L, que vai decorrer entre 5 e 9 de maio, e que pretende celebrar o Dia Mundial da Língua Portuguesa, promover a Língua, a Literatura, os Livros, as Livrarias, a Leitura, os Autores e os seus Leitores.

Os eventos vão decorrer um pouco por toda a cidade, nomeadamente no Teatro São Luiz, Museu da Farmácia, Cineteatro Capitólio, Cinema Ideal, e em várias ruas, livrarias, largos e Praças da cidade, durante cinco dias.

O 5L vai trazer à Capital mais de 70 autores, de 8 nacionalidades, com uma programação que inclui debates, mesas de autor, concertos, cinema, performance, encontros e exposições.

Os Debates e mesas de autor realizam-se no São Luiz Teatro Municipal e no Museu da Farmácia e contam com a presença de escritores e especialistas, nacionais e estrangeiros, consagrados e também estreantes. Trazem à reflexão diversos temas da atualidade no contexto da criação, da produção e da circulação da literatura, mas também se fala de ciência, do ciberespaço, de ócio, de economia e sobretudo da condição humana.

Os Concertos “são uma celebração da palavra. A palavra escrita, dita, musicada e cantada. Artistas de expressão portuguesa encontram-se no Cineteatro Capitólio, para dar voz à Língua e à Literatura, criando universos poéticos em forma de espetáculos musicais”.

O Ciclo de Cinema Filmar Literatura é exibido no Cinema Ideal, e inclui uma seleção de filmes adaptados de diferentes obras e géneros literários, que vão do conto à novela gráfica, num programa exclusivo, criado em parceria com o IndieLisboa.

A Performance Bem Essencial, Pão, Água e Livros, com conceção artística de Madalena Victorino e Pedro Salvador, é um percurso performativo, com a participação do público (através de pré-inscrição)Pelas ruas, largos e becos na zona da Baixa Lisboeta, “enquanto se caminha, conta-se uma história, com diferentes capítulos, e vive-se uma experiência performativa pluridisciplinar”.

Duas Exposições, uma de Cartas de Lisboa e outra de Álbuns Ilustrados, ocorrem em cinco praças emblemáticas da cidade e na Livraria Snob / Brotéria. A primeira, Cartas de Lisboa, com curadoria de Rita Marquilhas, reúne 45 cartas escritas há centenas de anos. Inspirados por elas, quatro artistas portugueses contemporâneos criaram uma ilustração, que se apresenta lado a lado com as cartas originais. A segunda exposição, Álbuns Ilustrados, com curadoria de Sara Amado, reúne uma biblioteca de 25 álbuns ilustrados e de 25 atividades desenvolvidas por alunos em meio escolar no âmbito do projeto A Janela, um programa do 5L de Educac?a?o para a Cidadania no 1º Ciclo, a decorrer até 2022.

Os Itinerários Literários, são percursos na cidade, guiados pelos olhos e pela mão de consagrados autores portugueses. Percorrem-se as ruas de Lisboa, revisitam-se obras e descobrem-se autores clássicos menos conhecidos.

Há ainda emissões ao vivo no Instagram e um mapa digital sobre as paisagens literárias de Lisboa.

A par do programa principal juntam-se ao festival atividades paralelas, desenvolvidas por um conjunto de parceiros – editoras, livrarias e espaços culturais – cúmplices no propósito de transformar a cidade, durante estes cinco dias, no recinto de uma grande festa consagrada à língua e à literatura.

O Festival tem direcção artística de José Pinho e é organizado pela Câmara Municipal de Lisboa / Direção Municipal de Cultura / Bibliotecas de Lisboa.

A programação completa do Festival 5L, assim como a programação paralela do festival, podem ser consultadas aqui.

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.