Festival Internacional De Cultura Arranca Em Cascais A 9 De Setembro

Arranca no próximo dia 9 de setembro mais uma edição do Festival Internacional de Cultura de Cascais (FIC), que resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal de Cascais e Editora LeYa. 

FIC, vai decorrer entre 9 e 18 de setembro, e apresenta este ano, um programa inspirado em Shakespeare, quando passam 400 anos da morte do escritor – “William Shakespeare: a Herança da Liberdade”.

A programação conta com nomes internacionais como David Lodge, Caetano Veloso, António Cicero, Andrew Morton, Daniel Innerarity, Arturo Pérez-Reverte e Mathias Énard para falar de questões como a identidade, o terrorismo num mundo global, a indignação, o poder transformador – ou não – da literatura, ou a forma como esta promove a revolução de mentalidades.

Dos convidados portugueses destacam-se as presenças de António Lobo Antunes, Lídia Jorge, Manuel Alegre, Maria Teresa Horta, Mário Cláudio, Nuno Júdice, Gonçalo M. Tavares, Marisa Matias, Paulo Portas, João Morgado. São estes apenas alguns dos nomes que irão animar encontros e debates diários durante o Festival com temas tão diversos como identidade cultural, política em tempos de indignação, realidade e ficção nos romances históricos, todos eles sustentados na obra de Shakespeare

Nesta 2ª edição, dedicada a Shakespeare, o FIC proporciona, além de variadíssimos debates sobre literatura, política, história e economia; sessões de poesia, teatro, música e cinema; exposições; gastronomia com experiências de street food em diferentes pontos de Cascais; animação infantil no Parque Marechal Carmona com horas do conto, presença de escritores, workshops de ilustração, noites no parque, entre muitas outras atividades; uma feira do livro no Jardim Visconde da Luz e o Lumina, o Festival de Luz.

Na programação de teatro, destaque para a apresentação, em estreia, de Shakespeare & Cervantes: Um Encontro em Valladolid, de Anthony Burgess, pelo grupo Palco 13. Na música, para a Aula-show As Palavras das Canções, dos brasileiros José Miguel Wisnik, Gabriel Improta e Paula Morenlenbaum, entre outras propostas como os concertos de Cuca Roseta, HMB e João Gil com Ana Mesquita. No cinema, além de um ciclo ao ar livre, haverá também uma estreia, a do filme O Protagonista, igualmente pela mão do Palco 13 e O programa de cinema do FIC compreende, ainda, um ciclo de homenagem a José Fonseca e Costa, realizado no Cinema da Villa.

O FIC promove o encontro entre o grande público e o melhor da Cultura, com especial relevância na área de Encontros e Debates com Escritores numa fusão, que se pretende perfeita, de literatura, música, teatro e dança.

A grande maioria dos eventos é de acesso gratuito, com exceção para as exposições na Casa das Histórias Paula Rego, no Centro Cultural de Cascais e Casa de Santa Maria – sujeitas à bilhética do Bairro dos Museus.

Os bilhetes para o Ciclo de Cinema Fonseca e Costa custam 5 euros por sessão; o Concerto Moscow Piano Quartet – entre 3 e 5 euros; o Acampamento infantil no Parque Marechal Carmona custa 10 euros por pessoa convertíveis em voucher para aquisição de livros.

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.