Festival dos Museus à Noite regressa a Belém em Abril

apresentacao_belemartfest2014-1O Mosteiro dos Jerónimos é uma das novidades da 3ª edição do Belém Art Fest, que volta a animar a emblemática zona histórica da Capital, nos dias 4 e 5 de abril.

A edição deste ano volta a decorrer no Museu Coleção Berardo, Museu Nacional de Arqueologia e Museu Nacional dos Coches e este ano, pela primeira vez, no Claustro do Mosteiro dos Jerónimos, palco escolhido para a estreia do mais recente trabalho discográfico de Rita Redshoes, concentrando-se assim a iniciativa de um só lado da zona monumental de Belém.

Outra das novidades desta edição é que deixam de haver desfiles de moda e passam a haver apresentações de dança, “reforçando assim a aposta nas artes plásticas no festival”, segundo explicou ao C&H Inês Pais da organização.

Durante as duas noites do festival, que este ano tem como diretora artística Selma Uamusse, os visitantes vão poder assistir a concertos, workshops, exibições de dança da responsabilidade da Jazzy Dance Studios nos três museus, cinema, Djs e visitar todos os espaços e respetivas exposições.

O Museu dos Coches volta a receber o FADO, desta vez pela voz de Ana Sofia Varela, Sérgio da Silva, a Orquestra Metropolitana de Lisboa e o Melodium Project, enquanto que o Museu Nacional de Arqueologia volta a ser palco de workshops de maquilhagem, fotografia, e recebe os concertos dos Noiserv, Minta & the brook trout, Anycode, Walter Benjamin, Cais do Sodré Funk Connection e Piano Batuque.

O Mosteiro dos Jerónimos vai receber Rita Red Shoes, Beatriz Pessoa, Mila Dores e Gospel Collective e Convidados.

apresentacao_belemartfest2014-2

Já o Museu Coleção Berardo volta a estar aberto até de madrugada. Por aqui vão passar Thomas Anahory, Da Chick e Carolina Deslandes, e ainda a Revolta do Vinyl com o Djs Ricardo Guerra, Dj Kamala, da Chick e Wack, que fazem a festa até às 4h00 da manhã. Outro regresso ao mais jovem espaço cultural de Belém é a exibição das curtas-metragens, desta vez de Bilhar Grande, uma série semanal de sketches de comédia.

Outra das novidades da iniciativa, “que passa a ser anual, sempre nesta altura do ano” – revelou ainda ao C&H Inês Pais, é a presença de embaixadores, entre os quais se destacam Raquel Strada, Luís Pedro Nunes e Filipe Vargas.

As portas dos museus para o Festival abrem pelas 19h30 e encerram à 1h00, excepto o Museu Berardo, que vai estar aberto ao publico até às 4h00.

Os bilhetes de um dia custam 12 euros e o passe para os dois dias têm um preço de 16 euros, e podem ser adquiridos nos locais aderentes ou na Bilheteira online.

O Belém Art Fest é organizado pela Amazing Adventure(AA) em parceria com a Direção-Geral do Património Cultural (DGPC), Museu Coleção Berardo, Câmara Municipal de Lisboa, Junta de Freguesia de Belém, NCS Audiovisuais,  Lisa Portugal e ETIC e espera receber nesta edição cerca de 5 000 visitantes.

Por Elsa Furtado (Texto e Fotos)

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.