Festival do Mar Português Vai Promover o Mar Pelo País

Regata Sails of LisbonVai chegar a todo o país, mesmo às localidades fora da costa portuguesa, a partir de julho, o Festival do Mar Português – Mar é Nostrum. A iniciativa foi apresentada esta terça-feira pelos seus mentores João Janes e António Peters. Prevê-se que, de 15 em 15 dias, irá estar em diferentes municípios com atividades que promovem as potencialidades do mar.

“Queremos que as pessoas que vivem no interior, rodeados por montanha, mas com um lago ou um rio perto possam também usufruir de experiencias náuticas.” explicou-nos João Janes, mencionando as piscinas como uma boa opção para os concelhos do interior do país. Estão assim previstas ações de sensibilização aos desportos náuticos quer em água salgada ou doce, uma exposição, feira de atividades náuticas bem como iniciativas culturais. “É importante que as pessoas percebam a potencialidade do mar e incentivar a investigação” referiu João Janes a propósito de algumas empresas que estão já a desenvolver interessantes trabalhos. É este o espirito que a Festival do Mar Português pretende fomentar. António Peters afirmou que o futuro do país passa pela economia do mar, que pode ser capaz de responder à falta de trabalho para os jovens, abrindo possibilidades de emprego de futuro.

[satellite auto=on caption=off thumbs=on]A apresentação decorreu ao final do dia de terça-feira, tendo desde logo proporcionado um contacto com as atividades náuticas através da participação na regata Sails of Lisbon pelo rio Tejo, em Lisboa. Durante quase quatro horas fomos observadores privilegiados a partir de uma das 80 embarcações que participaram na regata ao por do sol.

Reportagem de Tânia Fernandes e António Silva

Artigo anteriorO Festival AgitÁgueda 2015 Chega Já em Julho
Próximo artigoS. Luiz Aposta em Novos Projetos e Reforça Programação Infantil Na Próxima Temporada

Leave a Reply