Festival Do Butelo E Das Casulas & Carnaval Dos Caretos Anima Bragança De 21 A 26 De Fevereiro

Bragança promove de 21 a 26 de fevereiro o Festival do Butelo e das Casulas & o Carnaval dos Caretos, que reúne a genuína Gastronomia e o melhor do Património Cultural de Trás-os-Montes.

Assim, a Praça de Camões, epicentro do certame, contará com um espaço de venda de fumeiro, com especial enfoque no Butelo, e produtos regionais. Demonstrações gastronómicas com conceituados Chefes; Butelo de Histórias, contos e atividades criativas; Exposições; Tasquinhas de Degustação e Maratona BTT são algumas das atividades programadas ao longo do evento, que contará com animação permanente.

O Festival do Butelo e das Casulas conta ainda com a Semana Gastronómica do Butelo e das Casulas, com 33 restaurantes aderentes.

O Carnaval dos Caretos, «os verdadeiros Caretos, nascidos das entranhas do mundo rural, libertam-se do seu meio natural e tomam de assalto a cidade, trazendo consigo todo o património cultural e histórico, num momento único que valoriza as tradições, promovendo-as e permitindo a todos, habitantes e visitantes, um contacto direto com este mundo ancestral e autêntico.»

No dia 22 de fevereiro, a Praça Camões, acolhe uma sessão de teatro ao vivo, envolvendo Butelo, Casulas e Caretos. Segue-se o tradicional desfile pelas ruas da zona histórica, com centenas de caretos e mascarados, provenientes de Portugal e Espanha. No final do desfile, no Largo do Castelo, acontece a tradicional Queima do Diabo, uma figura com sete metros de altura que será simbolicamente colocada em chamas, num espetáculo cénico, com a presença dos Caretos.

O Carnaval dos Caretos termina, no dia 26 de fevereiro, nas ruas do centro histórico, onde “o Diabo, a Morte e a Censura” saem à rua, recriando uma tradição secular da cidade de Bragança.

Promovido pelo Município de Bragança, em organização conjunta com a União das Freguesias de Sé, Santa Maria e Meixedo, a Confraria do Butelo e da Casula e a Academia Ibérica da Máscara, este evento conta com o apoio de cerca de 40 entidades de Portugal e Espanha, assumindo um caráter transfronteiriço.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.