Festival De Música E Dança Al-Mutamid Arranca A 24 De Janeiro No Algarve

Entre os dias 24 de janeiro e 22 de fevereiro de 2020, o Festival de Música e Dança Al-Mutamid vai invadir as cidades de Lagoa, Vila Real de Santo António, Loulé, Albufeira, Silves, Lagos e Olhão, no Algarve, com música que durante séculos ecoou nos castelos, palácios, medinas e bazares de Al-Andalus.

A 20ª edição do Festival arranca no 24 de janeiro, às 21h30, com o grupo de música oriental Orontes Trio, no Centro Cultural – Convento de São José, em Lagoa.

O festival decorre até dia 22 de fevereiro, com o espetáculo de encerramento a cargo do projeto de música e dança oriental Sharq Wa Gharb (Marrocos / Espanha / Síria), que terá como cenário o Auditório Municipal de Albufeira.

O Festival de Música e Dança Al-Mutamid surgiu há 20 anos com o intuito de dar a conhecer mais profundamente músicas e danças de raiz provenientes do Médio Oriente, Magrebe e Mediterrâneo oriental. É também uma homenagem ao rei poeta al-Mutamid, filho e sucessor do rei de Sevilha Al-Mutadid. Muhammad Ibn Abbad (al-Mutamid) nasceu em Beja (1040) e foi nomeado governador de Silves com apenas 12 anos, tendo aí passado uma juventude refinada. Em 1069 acedeu ao trono de Sevilha, o reino mais forte entre os que surgiram em al-Andalus após a queda do Califato de Córdoba. Em 1088 foi destronado pelos almorávides e recluído em Agmat, a sul de Marrakech onde viria a falecer em 1095. O seu túmulo, conservado até hoje, tornou-se símbolo dos mais belos tempos de Al-Andalus.

Os bilhetes estão à venda nos locais habituais, e custam entre os 8 e os 10 euros.

Autor:Texto de Ana Francisca Bragança
Artigo anteriorLisboa Promove Festival Internacional De Literatura E De Língua Portuguesa – Lisboa Cinco L
Próximo artigoThe Lumineers Atuam No NOS Alive Dia 9 De Julho

Leave a Reply