Festival De Lanternas Luminosas Chinesas Para Visitar Em Nice Até Ao Final De Fevereiro

Reportagem de António Silva e Tânia Fernandes

Um jardim cheio de luz e de episódios culturais e históricos da cultura oriental. O Festival de Lanternas Luminosas Chinesas abriu portas no final de novembro e pode ser visitado até ao dia 23 de fevereiro, no Parque Phoenix, em Nice, França.

Uma muralha da China, com 18 metros de altura, dois dragões com 50 metros de comprimentos a flutuar no lago ou um exército de figuras de bronze são alguns dos cenários únicos que vai encontrar, ao passear à noite no Parque Phoenix, junto ao Aeroporto de Nice, durante as próximas semanas. Nice, Baie des Lumiers é o nome desta experiência que reúne, mais de 550 lanternas luminosas, de todos os tamanhos, que atravessam episódios significativos da cultura e a tradição da China.

Esta instalação de esculturas de luz tem lugar a céu aberto, no Parque Phoenix, que é casa de mais de 2500 espécies de plantas, espalhados por uma área de cerca de 70.000 m2. No verão, é um dos lugares preferidos das famílias, mas este inverno transformou-se no cenário desta exposição.

A visita começa numa praça em que se destacam as peças de porcelana azul e branca. O amplo espaço tem vista para o lago, onde os dois dragões se impõem ao longe. Percorrem-se depois várias passagens com diferentes estilos de candeeiros, ou mergulha-se numa espécie de floresta encantada, onde damos conta de cenários extraídos de poemas, canções, ou do imaginário coletivo. No total, vai encontrar 50 cenários luminosos diferentes, onde poderá descobrir detalhes da China tradicional.

São muitos os pormenores que merecem observação atenta, mas um dos cenários mais interessantes é o da Grande Muralha da China.  Há informação adjacente que nos diz que a construção da Grande Muralha da China começou por volta de 220 aC sob a dinastia Qin. Continuou sob as dinastias Han, Yuan, Ning e Qing para terminar no final do século XVII. É, desde, 1987 Património Mundial da UNESCO e foi considerada, em 2007, uma das sete Maravilhas do Mundo Moderno.

As esculturas luminosas dos Pandas (literalmente “grande urso-gato” em chinês) assim como os dois grandes Dragões Chineses, são a grande atração das crianças.

Animação

Além das lanternas, os visitantes têm um conjunto de atividades a que podem assistir.  É o caso de demonstrações como a Dança do Pavão, um espetáculo de dança tradicional do povo Dai dedicado ao pavão, animal sagrado que simboliza boa sorte e felicidade. Há também a Dança das Máscaras em que um mestre, com uma destreza surpreendente, muda de rosto – máscara – repetidamente, num momento impercetível para os espetadores. Podem também admirar a Cerimónia do Chá, o ritual em que um mestre serve a bebida numa coreografia fluida e harmoniosa. Ou demonstrações de Artes Marciais (Kung Fu).

O horário destas atividades encontra-se sinalizado na entrada do parque.

Aspetos Técnicos

Nice, baie des Lumiers é o resultado de uma colaboração franco-chinesa. Antecedeu a sua realização um período de produção em fábrica de cerca de seis meses. Seguiram-se dois meses de transporte, em barco, com todo o material acondicionado em trinta contentores. Foi depois necessário mais um mês e meio de montagem, no local.

No total, foram utilizados 70.000 m2 de cetim, 40 toneladas de metal, 12.000 lâmpadas LED e 22 km de fios elétricos para a construção das 550 lanternas.

As lanternas são inteiramente feitas à mão. De acordo com a organização, a técnica de construção é transmitida a partir de geração em geração.

Informações Úteis

Este festival pode ser visitado até ao dia 23 de fevereiro, de quarta-feira a domingo, das 18h00 às 23h00. Durante os períodos de férias escolares abre todos os dias. Os bilhetes podem ser adquiridos on-line ou na bilheteria, à entrada do parque (entrada pela Promenade des Anglais 405). Custam 17 euros (bilhete normal) ou 12 euros (estudantes, séniores e outros). Para as crianças menores de 5 anos a entrada é gratuita. Está também disponível um bilhete de família pelo valor de 46 euros (2 adultos + 2 crianças).

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.