Festival Córtex regressa a Sintra em Outubro

cortex_2013Realiza-se entre 10 e 13 de outubro a quarta edição do Córtex – Festival de Curtas Metragens de Sintra. A decorrer no Centro Cultural Olga Cadaval, a mostra apresenta a concurso 17 filmes nacionais e seis internacionais.

A competição nacional tem lugar nos dois primeiros dias do evento, incluindo, entre outros, A Palestra, de Bruno D’Almeida; Deus Dará, de Tiago Rosarosso; Luminita, de André Marques ou Rei inútil, de Telmo Churro. Bélgica, Espanha, França e Turquia são os países representados na competição internacional, que terá honras de encerramento do festival.

A escolha do vencedor do Prémio do Júri cabe à atriz Carla Chambel, à realizadora Carla Castanheira, ao programador e realizador José Vieira Mendes, a Marta Fernandes, responsável pela distribuição e marketing da Midas Filmes e ainda ao jornalista Nuno Galopim. A assistência também terá uma palavra a dizer através do Prémio do Público.

O evento vai ainda prestar homenagem a João César Monteiro, agora que se assinalam os dez anos do seu falecimento. Assim, a sessão de abertura do festival contará com a exibição das nove curtas-metragens do realizador, havendo também lugar a uma exposição de fotografias de rodagem do cineasta no Centro Olga Cadaval. João César Monteiro será ainda objeto de um debate com a presença de atores, técnicos e outros profissionais que com ele privaram bem como de realizadores cuja obra influenciou.

O Festival Córtex 2013 é organizado pela associação cultural Teatro Reflexo e conta com o apoio da Câmara Municipal de Sintra, da Junta de Freguesia de Santa Maria e São Miguel e do Sintra Quórum.

Texto de Alexandra Gil

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.