Festival Córtex Regressa a Sintra em Fevereiro

cartaz_cortexEntre 12 e 15 de fevereiro, Sintra vai receber a 5ª edição do Córtex – Festival de Curtas Metragens de Sintra. Este ano o festival vai apresentar duas novas secções e ampliar a programação para o MU.SA, Museu das Artes de Sintra, que abriu recentemente.

O festival vai homenagear o trabalho do realizador dinamarquês Lars Von Trier: Nocturne e Befrielsesbilleder / Image of a Relief são os filmes do autor que vão ser apresentados e datam ainda do tempo em que frequentava a Danish Film School.

Uma das novidades da edição de 2015 do Córtex é a secção Hemisfério, um espaço dedicado a uma instituição cinematográfica internacional, tendo sido escolhida para este ano a Danish Film School.

Nesta secção vão ser exibidas cinco curtas metragens, realizadas pelos alunos desta escola, e conta com a presença de Elizabeth Rosen, coordenadora internacional da Danish Film School.

Pela primeira vez, a 5ª edição do Festival Córtex vê nascer uma competição a pensar no público infantil: o Mini Córtex. Esta nova secção competitiva resulta de uma colaboração com a Monstra – Festival de Cinema de Animação de Lisboa e exibirá 9 curtas de animação portuguesas e internacionais.

Margarida Vila Nova, Filipe Vargas, Inês Medeiros, Pedro Filipe Marques e Manuel Mozos serão os júris desta edição do Festival Córtex.

Texto de Mariana Ferreira Machado

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.