Festival Córtex Arranca A 3 De Abril Em Sintra E Lisboa

De 3 a 10 de abril decorre a 9ª edição do Festival Córtex – Festival de Curtas-Metragens de Sintra que se realiza em Sintra e em Lisboa. O destaque deste ano vai para uma retrospetiva do realizador e artista português Gabriel Abrantes, vencedor do Prémio Melhor Curta Nacional na edição do ano passado do Festival Córtex com o filme Os Humores Artificiais.

Esta é a primeira grande retrospetiva realizada em Portugal do trabalho de Gabriel Abrantes, nascido em 1984 na Carolina do Norte, Estados Unidos da América. Ao todo vão ser exibidos 15 filmes, entre médias e curtas-metragens, num total de 4 sessões, apresentadas no Centro Olga Cadaval, em Sintra, e no Cinema Ideal, em Lisboa.

O público poderá descobrir o trabalho do realizador, vencedor do Prémio EDP Novos Artistas em 2009. Os seus filmes já foram exibidos em festivais de todo o mundo (Berlim, Locarno, Viena, Toronto, Nova Iorque, Bienal de Veneza e fez parte dos artistas selecionados para a Bienal de São Paulo em 2016, a Gran Bienal Tropical Porto Rico em 2017 e a Bienal da Imagem em Movimento em Genebra em 2014.

No Festival vai ser possível conhecer o seu percurso cinematográfico, com a exibição de filmes mais antigos, como Olympia I & II (2006), até aos mais recentes como Os Humores Artificiais (2016) ou The Hunchback (2016), co-realizado pelo britânico Ben Rivers.

Esta homenagem coincide com a estreia no dia 4 de abril de Diamantino (2018), filme vencedor do Grande Prémio da Semana da Crítica do Festival de Cannes em 2018. Diamantino foi realizado juntamente com Daniel Schmidt, com quem Gabriel Abrantes já tinha trabalhado em filmes como A History of Mutual Respect (2010) e Palácios da Pena (2011).

Uma das novidades deste ano é a nova secção Competição Portuguesa de Estreias, composta apenas por estreias nacionais. Da programação do Córtex fazem ainda parte as secções Hemisfério, que este ano é programada pelo Festival DocLisboa, em duas sessões de curtas documentais, a secção Frontal, com filmes destinados aos públicos sénior e do ensino secundário e o Mini-Córtex, com uma programação a pensar nos mais pequenos.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.