Festival Batuta Anima Sines De 24 A 26 De Novembro

A 2ª edição do Festival Batuta, dedicado à música clássica, regressa este fim de semana a Sines, com concertos e iniciativas paralelas, depois de ter sido cancelado em 2020 devido à pandemia do Covid-19.

O festival, que vai decorrer entre os dias 24 e 26 de novembro, vai levar à cidade de Sines cinco concertos de música clássica, com destaque para o recital de Pedro Burmester, um dos mais reconhecidos pianistas portugueses. Esta edição está integrada nas Comemorações dos 659 anos do Município de Sines.

O programa de concertos inicia-se no dia 24, Dia do Município, com a apresentação da obra As Quatro Estações de Antonio Vivaldi, pelo violinista João Pedro Cunha, acompanhado por um quinteto de cordas formado por solistas internacionais. Apresentam-se no auditório do Centro de Artes de Sines, às 18h00.

Ainda no Dia do Município, às 21h30, no Pavilhão Multiusos de Sines, realiza-se um concerto pela Banda de Música da Força Área, constituída por instrumentistas de primeiro plano distribuídos pelos naipes de sopros, percussão e cordas. O concerto é dirigido pelo maestro principal, o major António Rosado, assistido pelo maestro capitão Rui Silva e o tenente Artur Rouquina.

No dia seguinte, 25 de novembro, às 21h30, sobe ao palco do Centro de Artes de Sines o pianista Pedro Burmester.

No dia 26 de novembro, às 19h00, também no auditório do Centro de Artes de Sines, atua o duo de marimbas Abmiram Ensemble, formado pelos percussionistas Vasco Ramalho e Pedro Branco.

O concerto de encerramento do festival, dia 26, às 21h30, no Pavilhão Multiusos de Sines, junta a Orquestra de Sopros do Algarve, dirigida pelo maestro João Rocha, com a soprano Sofia Escobar. Vão interpretar a Sinfonia n.º 2 Mare Nostrum Op. 124, de Jorge Salgueiro, obra inspirada pela epopeia dos navegadores portugueses.

O festival inclui também um programa de iniciativas paralelas, com um ensaio aberto (dia 24), dois workshops de percussões de rua, um para estudantes (dia 25) e outro para seniores (dia 26) e uma arruada pelo centro histórico de Sines (dia 25).

Os bilhetes para os concertos do festival são gratuitos e poderão ser levantados na recepção do Centro de Artes de Sines e no Atendimento Municipal em Porto Covo.

A programação completa pode ser vista aqui.

É obrigatório o uso de máscara e o cumprimento das demais restrições que possam vir a ser impostas pelas autoridades de saúde.

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.