Festival A Porta Anima Leiria Em Julho

Ao longo dos três primeiros fins-de-semana de julho, Leiria acolhe a 6ª edição do Festival A Porta, «um espaço de encontro da cidade com a cultura, a sua história e a sua memória». O Festival inclui concertos, conversas, instalações e cinema.

Assim, o espaço Villa Portela será ocupado por um conjunto de instalações inéditas de criadores locais e nacionais. «Colectivo Til, ± MaisMenos ±, Tenório, Frame Colectivo e Patrick Hubmamn são os artistas convidados para a criação de um percurso que proporá novas histórias e ideias para o espaço localizado no coração da cidade. Os trabalhos, a serem desenvolvidos em residência artística, terão como base as ideias e propostas recolhidas junto da população local ao longo dos últimos meses.»

Angélica Salvi, Ariana Casellas, Dada Garbeck e Ricardo Martins, Ece Canli, Braima Galissá, Herlander, Samuel Martins Coelho, Sensible Soccers, Sunflowers, Yakuza e MAU são alguns dos nomes que marcam presença no festival.

Nota para o projeto Brincar de Rua que vai propor um conjunto de iniciativas que repensam e reinventam alternativas seguras para brincadeiras ao ar-livre e em contacto com a natureza; um ciclo de conversas que pretendem potenciar a partilha de visões e experiências de vários agentes que operam em diferentes contextos, em torno de temas como a educação, participação, cultura e comunidades e ainda o ciclo 1001 portas que incluirá um conjunto de iniciativas apontadas à preservação da identidade da região: jogos tradicionais, a edição de um livro, a performance Terra de Todos, Terra de Ninguém.

Os visitantes poderão ainda visitar a instalação Unificador de Comunidades, na Igreja da Misericórdia e a exposição coletiva Passado Futuro, na Livraria Arquivo.

O Festival A Porta 2021 será de entrada livre, sendo obrigatória a reserva de bilhete para cada sessão através das plataformas digitais do evento.

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.