FESTin 2018 Arranca No Final De Fevereiro Em Lisboa

Decorre entre 27 de fevereiro e 6 de março a 9ª edição do Festival Itinerante da Língua Portuguesa (FESTin), que terá como base o cinema São Jorge, em Lisboa, onde irão decorrer todas as atividades do festival.

O certame arranca com o filme Como Nossos Pais, da realizadora Laís Bodansky; e encerra com As Duas Irenes de Fabio Meira. Entre as novidades da edição deste ano, destaque para a exibição de várias obras vindas da Berlinale, e uma parceria com o Guiões -Festival de Roteiros de Língua Portuguesa.

A participação portuguesa na competição de longas de ficção inclui quatro projetos, entre eles o do produtor Fernando Vendrell, inspirado na obra de Vergílio Ferreira Aparição, com Jaime Freitas e Vitória Guerra.

A produção cultural lusófona é o eixo central da programação, que apresentará em competição nove longas-metragens de ficção, nove documentários e 16 curtas; secções dedicadas ao cinema brasileiro e uma nova que estende a programação aos países de línguas derivadas do latim como Espanha, Cuba,  França, Itália, Roménia, e Vaticano – O Menor Exército do Mundo (vencedor do Festival de Veneza de melhor documentário).

Na secção Competição de Documentários e na sessão especial Sotaques serão apresentadas obras de Angola, Cabo Verde, Moçambique, Timor-Leste, Guiné-Bissau, Guiné-Equatorial – com destaque para Serviçais – Das Memórias à Identidade.

Entre os filmes que serão exibidos, sete tiveram antestreia mundial ou internacional nos festivais de Sundance, Roterdão e Berlim. Destaque para Vazante, uma coprodução com a Ukbar estreada no Festival de Berlim; Praça Paris, cofinanciado pela Fado Filmes e com apoio do ICA; Uma Vida Sublime, do cineasta independente Luís Diogo; Não Devore o meu Coração, de Felipe Bragança; Açúcar e Redemoinho.

Depois de Lisboa, alguns dos filmes serão exibidos em Nairóbi (Quénia), Zanzibar (Tanzânia), Bangkok (Tailândia), Sydney (Austrália), Phnom Penh (Camboja) e Macau (China), no âmbito de itinerância do FESTin e numa parceria com o Lusophone Film Festival.

A programação completa pode ser vista aqui, e os bilhetes vão estar à venda no Cinema São Jorge e têm um custo de 3,00 euros (bilhete normal); 2,50 euros (bilhete com desconto – até 25 anos e maiores de 65 anos:); 1,50 euros (estudantes e grupos de mais de 10 pessoas/por pessoa); Sessões Festinha: 2€ (adultos) e 1€ (crianças até 12 anos).

Autor:Texto de Elsa Furtado
Artigo anteriorFestival Internacional De Chocolate De Óbidos Arranca A 23 De Fevereiro
Próximo artigoRaúl Solnado Homenageado Em Espetáculo

Leave a Reply