Festejos De Carnaval Pelo País Fora

O Carnaval está a chegar e os festejos e a animação já se começam a notar um pouco por todo o país, entre festas na rua, em recintos fechados e pavilhões, sugestões para ir foliar é que não faltam.

Em Bragança a aposta vai para os tradicionais Caretos, no próximo dia 10 de fevereiro, as principais ruas vão-se encher de tradição, cor, música e animação, com o Carnaval dos Caretos, um dos mais tradicionais do nosso país. Aqui, os caretos, com os seus fatos coloridos, máscaras e chocalhos, saem às ruas com um único intuito: assustar as raparigas solteiras e dançar ao som de músicas tradicionais. Os trajes típicos desta celebração são feitos por artesãos, com o objetivo de ocultar a identidade daqueles que dão vida aos caretos. Este ano serão mais de mil os caretos que vão andar pelas ruas de Bragança, incluindo mascarados e gaiteiros de Portugal e de Espanha, a que se juntam centenas de crianças do Concelho, trajadas a rigor. O ponto alto dos festejos vai ser a “Queima do Diabo.

No dia 11 a festa arranca em Aigra Nova, Góis, e vai invadir as Aldeias do Xisto, com um Carnaval trapalhão, satírico e pautado por uma vincada crítica social e política. Nas “corridas” às aldeias tudo é permitido, com mascarados vestidos com roupas velhas, dizendo quadras jocosas e brincando com todos à sua passagem…mas é Carnaval, ninguém leva a mal! Este ano a “corrida” estende-se através de um percurso por várias aldeias: Aigra Nova, Pena, Cerdeira, Ponte Sótão e regresso a Aigra Nova.
No final deste percurso haverá um almoço-convívio, bailarico, jogo do pau, e a II edição do “Desfile do Entrudo”, onde os foliões devidamente trajados a rigor vão soltar as mais picantes e espirituosas quadras alusivas a tricas e segredos recolhidos ao longo do ano nas aldeias vizinhas. Segue-se o concurso da melhor máscara de cortiça. Na 12.ª edição da Corrida do Entrudo das Aldeias do Xisto de Góis, inclui-se também um workshop de construção de máscaras em cortiça, orientado pelo artesão local José Cerdeira. 

Em Ovar, o Carnaval promete ser em grande, e os festejos arrancaram a 20 de janeiro, com um espetáculo único e diferenciador: o desfile de Carnavais de Portugal. Até dia 13 vai ainda ter lugar o Carnaval Sénior, o Carnaval das Crianças, Bailes de Máscaras, Noite da Farrapada, Grande Noite Mágica, Visitas Guiadas à Aldeia, Grande Noite de Reis, Noite Dominó, vários concertos no Espaço Folião, e o Desfile Noturno das Escolas de Samba e dos Grande Corsos Carnavalescos no domingo e terça-feira.

Em Estarreja, destaque para as Marchas Luminosas, a Noite Brasil, a Festa da Folia e os Grandes Corsos, e na Mealhada, o destaque vai para os desfiles dos corsos principais, em que participarão quatro escolas de samba, e animação numa tenda eletrónica, animada por grupos musicais e DJs. Já em Alcobaça, o programa promete muita música, animação e, desfiles nos dias 11 e 13.

Outro Carnaval famoso por estes lados é o da Nazaré. Até dia 13, há o Carnaval da Criança, o Desfile Noturno e os dois desfiles principais (o de domingo é o desfile “infernal”, com muita algazarra, e o de terça-feira é mais tradicional), além de bailes de máscaras e bailes de rua, e o Enterro do Entrudo – que encerra as festividades. Os reis do Carnaval deste ano, que tem como tema “Ná pai pá gente”, são António Oliveira e Adália Maria Santos – Tato e Dalinha.

Desfile de carnaval terça

Já o “Carnaval das Caldas da Rainha não poupa ninguém!” e mais uma vez foi buscar inspiração ao universo Bordalliano e promete ser trapalhão, satírico e pautado por uma vincada crítica social e política que não poupa ninguém. O desfile vai contar com 18 carros alegóricos, 4 grupos de dança e mais de 1300 figurantes que integram os três corsos. Mais uma vez os reis do Carnaval vão ser o Zé Povinho e a Maria Paciência, encarnados pelos jovens Ricardo Oliveira e Adriana Duarte. Os desfiles principais realizam-se no sábado à noite às 21h30, domingo e terça-feira de Carnaval às 15h00. Sábado e segunda decorre o “Baile do Casino” no Céu de Vidro, na entrada do Parque D. Carlos I, pelas 23h00.

Depois das Caldas chegamos ao trapalhão e satírico Carnaval de Torres Vedras, considerado por muitos o “Carnaval mais português de Portugal”. “Mares e Oceanos” é o tema da edição deste ano e a programação inclui o corso escolar, corsos diurnos e noturnos, desfile de carros alegóricos, os cocotes, as tradicionais matrafonas, os grupos de mascarados, os zés-pereiras, os cabeçudos, e suas Altezas Reais.

Avançamos para sul, e chegamos a Sesimbra, aqui os festejos vão ser marcados pelos desfiles das escolas de samba e grupos de axé cerca de um quilómetro junto ao mar, nos dias 11 e 13 de fevereiro, e que apresentam seis escolas de samba e dois grupos de axé, com mais de mil elementos. Da programação fazem também parte as cegadas. Este ano, a Cegada do Zambujal tem como tema “Todos Diferentes, Todos Iguais”. De 10 a 13, o grupo de cegantes passa por Sesimbra, Azoia, Meco, Zambujal, Aiana de Cima, Caixas e Alfarim. No dia 12, segunda-feira, é a vez vez de um dos maiores desfiles de palhaços do mundo; e no dia 13, às 15h00, é a vez das Cavalhadas, costume típico das zonas rurais e que no Concelho de Sesimbra têm acompanhado várias gerações, voltarem a animar a aldeia de Alfarim.  Demonstrando a sua perícia, um grupo de homens, a cavalo, de bicicleta ou de mota, vai recriar hábitos medievais e surpreender o público de todas as idades. Os festejos encerram no dia 14, às 21h30 horas, com o habitual Enterro do Bacalhau, que apresenta a história de um homem que teve uma vida muito preenchida e animada. No “enterro” vão estar a viúva, que descobre nesse momento que o seu bacalhau afinal tinha várias amantes. Estas personagens, acompanhadas pelo padre, o sacristão e os amigos, vão fazer o público chorar… a rir, neste momento de boa disposição.

Em Sines os festejos também vão ser próximos do mar e prometem animação para todas as idades. Dia 9 é o Carnaval dos Pequeninos, que vai decorrer na Avenida General Humberto Delgado, e que além do desfile de mais de 1300 crianças conta com animação do Teatro do Mar, Grupo Gigantones e Companhia da Arte Velha – Associação de Artesãos e o grupo da Associação de Gaiteiros Vasco da Gama. No dia 10 tem lugar o baile de máscaras sénior e os os principais desfiles com carros alegóricos, grupos de samba, e desfile dos reis está guardado para domingo dia 11, segunda dia 12 de fevereiro, e domingo 13 de fevereiro.

E terminamos o nosso périplo carnavalesco em Loulé, que este ano se inspirou na Web Summit e tem por tema: “Carnaval Summit de Loulé”, a decorrer nos dias 11, 12 e 13 de fevereiro, na Avenida José da Costa Mealha. O programa inclui corso durante três dias seguidos (domingo, segunda e terça-feira), com gigantones, cabeçudos, escolas de samba, 14 carros alegóricos e várias centenas de figurantes a encarnarem as personalidades que estiveram em destaque ao longo do ano. Cristiano Ronaldo volta a ser uma das figuras principais da festa e vai sentar-se no trono, num carro dedicado ao Mundial de Futebol que este ano decorre na Rússia, com Vladimir Putin a dar as boas-vindas. E no campo futebolístico, não podia faltar a rivalidade entre os três grandes. Desta vez, os presidentes do Sporting e FC Porto vão fazer uma caça à águia encurralada na “central de emails”. Na política nacional, a “geringonça” prepara-se para participar na festa web summit num cruzeiro muito animado. Do Governo para a Europa, Mário Centeno junta-se a Angela Merkel num carro dedicado às finanças da União Europeia. O desfile arranca às 15h00. O preço das entradas é de 2 euros. As receitas arrecadadas irão reverter para causas solidárias e também para as associações participantes no corso. Para a noite de segunda feira está ainda agendado um Baile de Gala dedicado ao “Loulé Summit”.

Votos de um Bom Carnaval!