Festas de Lisboa’12 já têm programação

A EGEAC anunciou ontem a programação das Festas de Lisboa’12, na conferência de imprensa de apresentação das festas, que se iniciam já no próximo dia 31 de Maio, com o espetáculo dos Firebirds, com a recriação de uma corrida aérea com seis pilotos e as suas bizarras máquinas voadoras, ao som da banda francesa Fanfare le Snob. A edição deste ano é dedicada à memória de Bernardo Sasseti e do Fado.

A sardinha ganha estatuto de Sardinha-Cidade,  enquanto chave de uma Lisboa contemporânea, tolerante e sustentável  e de Sardinha-Corvo, representando a simbiose da Lisboa tradicional e da Lisboa tempo.

A programação das Festas de Lisboa’12 é vasta, do fado, às marchas populares, aos arraiais, ao festival internacional de tango com o Lusitango e as Milongas, passando pelo Meo Out Jazz, os microbailes, o cinema com um ciclo dedicado a Lisboa-A Cidade no Cinema, teatro, uma maratona fotográfica, música e mais música, com a Metropolitana, o Festival Coral de Verão, Faz Música Lisboa, V Festival de Bandas de Lisboa, entre outros.

O Fado vai inundar a cidade, do Castelo ao Chapitô, caminhando pelos trilhos dos eléctricos e com encontros improváveis com o Jazz, ao piano com Mário Laginha e a voz de Camané e com a música clássica, com Yolanda Soares. Não falta a história com o documentário O Fado da Bia, no Cinema S. Jorge. A Festa do Fado continua com Fados na Fábrica de Braço de Prata, Fados no Chapitô, Fados nos Eléctricos, Noites de Fado no Castelo e Sábado, Meia-Noite, Uma Guitarra.

O rio não foi esquecido e vai ser palco da Regata Troféu Epal, junto ao Padrão dos Descobrimentos, das comemorações do Dia da Marinha do Tejo, junto ao Cais das Colunas.

O teatro também vai andar pela cidade a bordo da Carris, nos Omnibus, no Metro, em diversas estações das diferentes linhas e termina com a IV edição do Teatro das Compras, numa parceria com o escritor Gonçalo M. Tavares, do Teatro da Baixa e algumas lojas da baixa lisboeta, a Casa Macário, Conserveira de Lisboa, Damas de Copas, Drogaria e Perfumaria S. Pereira Leão, Hospital de Bonecas, Manteigaria Silva, Ourivesaria Sarmento e Tricots Brancal.

O espetáculo de encerramento reúne Milton Nascimento, Ana Moura, Carminho e António Zambujo com a Orquestra Metropolitana de Lisboa, na Alameda Dom Afonso Henriques, no dia 30 de Junho, às 22h00.

Texto de Clara Inácio

Deixar uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.