Festas De Lisboa Já Andam Nas Ruas

O junho chegou e com ele as Festas de Lisboa, com música, cinema, exposições e muitas atividades gratuitas, a ter lugar um pouco por toda a cidade, com o cheiro a manjericos e a sardinhas assadas no ar.

O arranque teve lugar ontem com a inauguração simbólica do LU.CA – Teatro Luís de Camões, na Calçada da Ajuda, que vai apresentar uma programação dedicada às crianças e jovens.

Foi também inaugurada a exposição Salvem a Sardinha, na Galeria Millenium bcp, na Baixa, que reúne ilustrações de Lisboa de Rui Sousa, e ainda as cinco sardinhas vencedoras de 2018, eleitas pelo júri, e também as cinco menções honrosas escolhidas pelo público.

À noite foi momento de marchas populares, com o início da competição e do desfile na Altice Arena, que durante três dias recebe a exibição pública das 23 marchas a concurso e três extra concurso: Marcha Infantil A Voz do Operário, Marcha dos Mercados e Marcha Santa Casa. A inspiração deste ano é Vasco Santana, altura em que se assinalam os 120 anos do seu nascimento e 60 do seu desaparecimento. “Vasco é Saudade” é o tema vencedor da Grande Marcha de 2018, que será interpretado por todas as Marchas.

Hoje, pelas 19h30, dá-se o concerto de abertura, no Terreiro do Paço, com a Orquestra Geração (projeto de inclusão social) a subir ao palco com a Orquestra Gulbenkian, com um programa musical que inclui no repertório temas de filmes como da Guerra das Estrelas.

Na zona do Parque das Nações assinalam-se os 20 anos da Expo ’98, com um espetáculo multimedia e o regresso dos Olharapos, na Pala do Pavilhão de Portugal; e ainda com a exposição Você Não Está Aqui, que reúne cerca de 70 fotografias de Bruno Portela que relembram como era a zona antes da intervenção urbana da Expo.

De regresso estão também o Festival Lisboa Mistura e a Festa da Diversidade na Ribeira das Naus, os Arraiais, os Casamentos de Santo António e os Tronos, e no Castelo haverá concertos com Carminho, Camané e Carlos do Carmo, entre outros.

O encerramento das Festas vai estar a cargo de Gilberto Gil, com o concerto gratuito Refavela 40, no Jardim da Torre de Belém, no dia 30.

Toda a programação das Festas pode ser vista aqui.

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.