Festas de Lisboa Arrancam Sábado à Beira Tejo

festas_lisboaÉ já este sábado que começa mais uma edição das Festas de Lisboa. A evocação vai para o 500.º aniversário da Torre de Belém, monumento que recebe por isso os espetáculos de abertura e encerramento.

Quinhentos, assim se chama a viagem saída da imaginação de Renzo Barsotti para noite de 30 de maio, a partir das 22h00. Em revista estão cinco séculos de história recriados pelos franceses Ilotopie. Junto à Torre de Belém, 13 atores ocupam-se desta narrativa, que terá como pano de fundo seis obras de arte projetadas no monumento a cargo de OCUBO.com. A banda sonora, constituída por composições originais, será interpretada pela Banda da Armada, os Beatbombers e o Coro Infantil-Juvenil da Universidade de Lisboa.

O espetáculo tem entrada livre, sucedendo o mesmo com a maioria dos eventos que compõem o programa das festas. Em destaque está, desde logo, Se Há Festa, Há Música, rubrica que oferece concertos para os mais variados gostos. Fado, pop, rap são alguns dos géneros englobados, sendo ainda de ressalvar o Lisboa Mistura, o Festival Coral de Verão, o Com’Paço e o Faz Música Lisboa!

De volta está o Andar em Festa, que inclui atuações nas escadarias da cidade, na instalação de uma ponte na Fonte Luminosa da Alameda D. Afonso Henriques ou pela presença de um coro no acesso ao Panteão Nacional à espera de um maestro. O Miradouro de São Pedro de Alcântara será também palco para DJ e muita animação. Cinema e teatro fazem ainda parte do programa, bem como exposições, iniciativas literárias e competições desportivas.

Arraiais, marchas populares e Casamentos de Santo António também não podiam faltar. Estes últimos acontecem a 12 de junho, sendo a noite também de festa com o tradicional desfile na Avenida da Liberdade. Este ano, esperam-se 22 marchas, 20 das quais a concurso. O primeiro embate, esse está marcado para 5,6 e 7 de junho no Meo Arena.

Já a 3 e 4 de julho é tempo de despedida, também junto à Torre de Belém. Desta feita, a festa estará a cargo dos 26 músicos nacionais que constituem o projeto Voz e Guitarra e arranca às 22h00. A entrada é, uma vez mais, livre.

Texto de Alexandra Gil

 

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.