Festa do Cinema Romeno em Novembro na Culturgest

cinema_romenoDe 19 a 23 de novembro os espectadores irão encontrar histórias do quotidiano, familiares, e que pertencem à história recente da Roménia, tendo particular destaque para a revolução e as suas consequências.

Dentro deste ciclo, haverá um foco especial a Radu Jude, um dos mais proeminentes realizadores romenos da sua geração, através de uma retrospectiva integral do seu trabalho.

Também Adrian Sitaru, outro dos cineastas mais singulares do novo cinema romeno, vai estrear-se em Portugal com o seu mais recente filme, a curta-metragem Arta (Art). Andrei Rus é crítico e editor da revista de cinema Film Menu, programador do TimiShort International Film Festival e um dos curadores deste programa que também vai estar presente nestes dias.

Estes são alguns dos destaques da Festa do Cinema Romeno que, entre documentários e ficções, curtas e longas-metragens, mostrará imperdíveis registos históricos, como é o caso de Dupa Revolutie (After the Revolution), de Laurentiu Calciu, e mordazes sátiras ao comportamento humano, como Visul lui Adalbert (Adalbert’s Dream), de Gabriel Achim.

Texto de Mariana Ferreira Machado

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.