Festa Do Cinema Italiano Arranca Amanhã

A 13ª edição da Festa do Cinema Italiano arranca amanhã, e decorre em mais de 10 salas de cinema portuguesas.

O festival realiza-se de 4 a 12 de novembro, em Lisboa, no Cinema São Jorge, com as sessões de abertura e de encerramento; no UCI El Corte Inglés e na Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema, onde são exibidos os filmes da retrospetiva dedicada a Federico Fellini ao longo de todo o mês de novembro.

O filme de abertura é o já anunciado Pinocchio, de Matteo Garrone, no dia 4 de novembro, no Cinema São Jorge.

Nesta nova versão do clássico icónico, Matteo Garrone regressa às raízes da história de Pinóquio. Com este filme inovador de ação real, rodado em locais italianos deslumbrantes, Garrone cria um mundo de fantasia rico em mistério e maravilhas, com de momentos belos, divertidos e comoventes. Gepetto (Roberto Benigni, vencedor de Óscar) é um velho carpinteiro que cria uma marioneta que ganha vida. Geppetto dá-lhe o nome de Pinóquio e cria-o como sendo seu filho. Mas Pinóquio (Federico Ielapi) tem dificuldades em comportar-se. Facilmente desencaminhado, anda de desventura em desventura, num mundo fantástico, repleto de criaturas e locais incríveis.

A Festa do Cinema Italiano realiza-se em Cascais, de 4 a 8 novembro, no Cinema da Villa e no Cinema Trindade, no Porto, de 5 a 12 de novembro. Seguem-se Setúbal, de 5 a 8 novembro; Alverca do Ribatejo, de 6 a 7 de novembro e Penafiel, nos dias 7 e 8 de novembro.

Beja e Coimbra acolhem o evento nos dias 10 a 12 de novembro. A Festa do Cinema passará ainda por Caldas da Rainha, de 11 a 13 novembro; Viseu, de 17 a 20 novembro; Tomar, de 17 a 21 novembro; Loulé, de 13 a 15 de novembro; Almada, de 25 a 29 novembro.

A Festa do Cinema Italiano é organizada pela Associação Il Sorpasso, com o apoio da Embaixada de Itália, do Instituto Italiano de Cultura de Lisboa, do LUCE Cinecittà e da Câmara Municipal de Lisboa.

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.