Festa Do Cinema Francês Arranca Hoje Em 11 Cidades

De 4 de outubro a 11 de novembro, a Festa do Cinema Francês vai percorrer 11 cidades em Portugal. O realizador Jean-Paul Rappeneau é o padrinho da edição deste ano que vai ser inaugurada com a cópia restaurada da sua adaptação de Cyrano de Bergerac, Com Gérard Depardieu, e que foi distinguida com 10 Césares e um Óscar.

A Festa do Cinema Francês vai passar por cidades como Lisboa, Almada, Coimbra, Aveiro, Porto, Viana do Castelo, Leiria, Beja, Faro, Seixal e Setúbal.

Esta é uma oportunidade de assistir a vários géneros cinematográficos produzidos pelo cinema francês, com destaque para obras de realizadores como Jean Becker, Xavier Giannoli ou Stéphane Brizé, também eles convidados desta 19ª edição, num total de 40 filmes, 27 longas metragens em ante-estreia – legendados em português, exibidos em 13 salas de cinema de 11 cidades nacionais.

A exibição de Cyrano de Bergerac está agendada para hoje, às 21h30, e marca a abertura oficial do evento.

O realizador e ator francês Gilles Lellouche vai marcar presença na Festa para apresentar, mesmo antes de passar nas salas francesas, o seu filme Le Grand Bain, que foi aclamado no Festival de Cannes.

E o ator Nuno Lopes junta-se aos 13 artistas franceses que vêm aPortugal para esta Festa do Cinema Francês: Jean-Paul Rappeneau, Xavier Giannoli, Gilles Lelouche, Anthony Bajon, Anne Alix, Hanna Ladoul, Marco La Via, Jean Becker, Clément Schneider, Stéphane Brizé, Ombline Ley, Caroline Capelle e Michaël Dacheux.

Nuno Lopes vai abrir a Festa em Almada, no Fórum Romeu Correia, no dia 10 de outubro, às 21h30, para a apresentação do filme Le Vent Tourne, de Bettina Oberli, onde desempenha o papel de Samuel ao lado de Mélanie Thierry e Pierre Deladonchamps. O filme estreou em França a 29 de setembro deste ano.

Este edição vai contar ainda com uma retrospectiva de Henri-Georges Clouzot e um Ciclo ACID, Encontros e Masterclasses, Sessões para Escolas e um programa paralelo no canal Cinemundo.

A programação completa desta 19ª edição pode ser consultada aqui.

Os bilhetes, à venda nas salas, variam entre 1 e 5 euros.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.