Festa De 15 Anos Estreia No Teatro Carlos Alberto No Porto

A nova peça do encenador e dramaturgo Mickaël de Oliveira, Festa de 15 Anos, estreia no Teatro Carlos Alberto (TeCA), no Porto, a 10 de dezembro.

Uma «alegoria cuja narrativa se inspira originalmente no cinema de terror», com Albano Jerónimo, Ana Pinheiro, Diana Sá, Diego Bagagal, Jani Zhao, Luís Araújo, Carlos Melo, Mafalda Lencastre, Maria Inês Marques.

Festa de 15 Anos retrata a história de uma família portuguesa abastada que, por necessidade, adopta um jovem brasileiro, com o intuito de nele encontrar um dador compatível com a filha mais nova e herdeira do vasto património familiar, que se encontra em risco de vida. Por forma a receber o jovem, cuja sexualidade e outros aspectos identitários continuam desconhecidos, e introduzi-lo à sociedade portuguesa, a família decide organizar uma festa para celebrar os seus supostos 15 anos. Contudo, o momento celebratório é interrompido por uma série de eventos trágicos e misteriosos que vêm perturbar o peculiar contrato estabelecido.

Mickaël de Oliveira «interroga as heranças da colonização, o seu património moral, o fetichismo face às minorias e a padronização da identidade de género. Neste encontro entre o privado e o político o encenador pretende “não pensar as questões de género e pós-coloniais em si, mas sim a forma como pensamos e vivemos essas questões em comunidade ou ainda sobre o quão complexo é encontrar sínteses que nos consolam e nos libertam enquanto indivíduos no seio das nossas comunidades.”»

Uma coprodução Colectivo 84, Madame Teatro (Belo Horizonte, Brasil), Centro Cultural Vila Flor, Centro de Arte de Ovar, Cine-Teatro Louletano e Teatro Nacional São João, tem estreia marcada para dia 10 de dezembro, no Teatro Carlos Alberto, no Porto, mantendo-se em cena até dia 13 de dezembro.

A peça, para maiores de 14 anos, tem aproximadamente duas horas.

O preço dos bilhetes é de 10 euros e podem ser adquiridos online e no local.

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.